Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2011 - 15h48

UE critica aprovação de Israel para a construção de 930 casas na Cisjordânia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, manifestou nesta sexta-feira sua "profunda decepção" pela aprovação por parte do Ministério do Interior de Israel para a construção de 930 casas em uma colônia judaica na Cisjordânia.

"Acompanho a situação em Jerusalém Oriental com grande preocupação e estou profundamente decepcionada com a aprovação ontem para a construção de mais de 900 casas em Har Homa", colônia judaica em território ocupado localizada perto de Belém, afirmou em comunicado.

"A União Europeia pediu repetidamente ao Governo de Israel que cessasse imediatamente todas as atividades de construção em assentamentos na Cisjordânia, inclusive em Jerusalém Oriental", ressaltou.

Todas as atividades de construção de assentamentos "são ilegais sob a lei internacional", acrescentou.

Além disso, disse que a ampliação das colônias é "particularmente lamentável" em um momento no qual a UE, seus parceiros internacionais, Israel e palestinos trabalham para criar uma perspectiva que permita relançar as negociações e alcançar um acordo de paz entre as partes.

"A contínua atividade de construção nos assentamentos prejudica a confiança entre as partes e os esforços (da comunidade internacional) para relançar as negociações e isso se aplica especialmente a Jerusalém Oriental", afirmou.

"Acho que não pode haver uma paz sustentável no Oriente Médio sem uma solução de dois Estados", acrescentou a chefe da diplomacia, que ressaltou que as atividades de construção nos assentamentos "prejudicam essa perspectiva".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página