Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2011 - 10h27

Viúva de Slobodan Milosevic pede pensão presidencial à Sérvia

Publicidade

DA EFE, EM BELGRADO

Mirjana Markovic, a antiga viúva do presidente sérvio e iugoslavo Slobodan Milosevic, recorreu de uma decisão das autoridades sérvias de conceder uma pensão pela invalidez de seu marido, por considerar que deve receber uma aposentadoria presidencial, informou a imprensa local nesta terça-feira.

Segundo o jornal "Novosti", a viúva de Milosevic, que vive na Rússia há anos, insiste que seu marido, morto em 2006, nunca foi inválido, mas chefe de Estado e, antes, diretor de um banco.

Segundo o advogado que representa Markovic, Zdenko Tomanovic, a previdência social sérvia enviou há pouco tempo um documento a ela, mas não explica por que considera Milosevic inválido, nem explica por que não reconhece o direito à pensão presidencial.

Slobodan Milosevic foi um líder sérvio durante a década de 1990, marcada pela violenta repressão durante a desintegração da Ex-Iugoslávia.

Milosevic morreu em março de 2006 de ataque cardíaco em sua cela no Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia, em Haia, na Holanda. O ex-presidente estava preso pelos crimes de guerra na Bósnia, na Croácia e no Kosovo.

A mulher e o filho do ex-presidente, Marko Milosevic, abandonaram a Sérvia com o fim do regime autoritário e conseguiram obter, na Rússia, o status de refugiados em 2006 -- o que os protege da extradição.

Na Sérvia, recaem sobre ambos ordens de busca e apreensão porque está sendo investigados por suposto envolvimento no contrabando de cigarros e outros crimes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página