Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2011 - 09h53

Indonésia retira moradores das proximidades do vulcão Papandayan

Publicidade

DA EFE, EM JACARTA (INDONÉSIA)

As autoridades indonésias aumentaram neste sábado o alerta pelo vulcão Papandayan para o nível três, um abaixo da erupção, e impuseram um perímetro de segurança de dois km em torno da cratera.

A Agência Nacional de Resposta a Desastres enviou uma equipe de especialistas para colaborar na retirada de turistas e moradores da área de segurança.

O maior povoamento mais próxima ao vulcão é Garut, a cerca de 29 km ao nordeste do cume, com uma população de mais de 2 milhões de habitantes.

O porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho, explicou que foi registrado um aumento significativo da atividade vulcânica nas últimas 24 horas, segundo a edição digital do jornal "Jakarta Globe".

O monte de 2.665 metros de altitude fica a 175 quilômetros ao sudeste de Jacarta. Sua última erupção aconteceu em 11 de novembro de 2002 e não causou vítimas, embora tenha destruído casas e deixado um manto de cinzas em uma área de dez km de raio.

A Indonésia está assentada no denominado Anel de Fogo do Pacífico e abriga cerca de 500 vulcões, dos quais 129 se encontram ativos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página