Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2011 - 07h53

Israel minimiza tensão com palestinos por esforço de reconhecimento

Publicidade

DA REUTERS, EM JERUSALÉM

O ministro de Defesa de Israel, Ehud Barak, minimizou neste domingo os temores de um confronto com os palestinos em setembro, quando eles pedirem para se tornar Estado-membro da ONU (Organização das Nações Unidas) na Assembleia Geral.

Israel está reforçando suas tropas e a polícia antidistúrbios na Cisjordânia ocupada, assim como em frontes em Gaza, Líbano e Síria, por temores de que protestos pró-palestinos possam ser deflagrados após o pedido na ONU.

Questionado se os eventos podem se desenrolar sem confrontos, Barak disse que sua avaliação e sua esperança é que sim.

Ele destacou ainda que Israel coordena a segurança com as autoridades palestinas, que dizem que a campanha para ganhar endosso internacional pela soberania na faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém oriental é não violenta.

Israel não tem planos de mobilizar reservas militares adicionais no próximo mês, mas comprou "dezenas de milhões de shekels de equipamento antidistúrbio" e investiu em reunião de ifnormação de inteligência, disse Barak.

Em 15 de maio e 5 de junho, manifestantes pró-palestinos no Líbano e na Síria fizeram protestos na fronteira com Israel, que reagiu com disparos, matando e ferindo dezenas.

Fontes do governo dizem que, desde então, as forças de Israel se equiparam com equipamento não letal, mas ainda mantém os disparos de munição real como último recurso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página