Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2011 - 14h37

Líder dos atentados de 11 de Setembro estudou aviação nos EUA

Publicidade

DE SÃO PAULO

O egípcio Mohamed Atta (1968-2001), escolhido por Osama Bin Laden para liderar os ataques de 11 de Setembro, sequestrou o avião da American Airlines e pilotou a aeronave para a colisão com a primeira torre do World Trade Center, em Nova York.

Nascido em uma família de classe média, Atta cursou engenharia no Egito e, em 1992, mudou-se para a Hamburgo, na Alemanha, para estudar urbanismo. Colegas o descreveram como um aluno sério e aplicado, e relataram que, com o passar dos anos, Atta mostrou-se mais ligado ao fundamentalismo islâmico.

Relatório do governo norte-americano mostra que Atta costumava dizer em conversas com outros estudantes que Nova York concentrava um movimento judeu global para controlar a imprensa e o mercado financeiro em ações contra o mundo árabe.

Associated Press
Imagem divulgada pelos EUA mostra Mohamed Atta, que pilotou a aeronave para a colisão com a primeira torre do World Trade Center
Mohamed Atta sequestrou e pilotou a aeronave para a colisão com a primeira torre do World Trade Center, em Nova York

Em seu trabalho final da faculdade, usou como prólogo um trecho do Corão --" Minha prece e meu sacrifício e minha vida e minha morte são todos para Alá, o rei dos mundos".

Foi em Hamburgo que o egípcio conheceu outros terroristas que participaram do ataque. No final de 1999, o grupo estava formado e partiu para treinamento no Afeganistão em defesa de uma violenta jidah (guerra santa). Lá se juntaram à rede Al Qaeda.

Atta encontrou-se com Bin Laden em diversas ocasiões para definir os alvos de ataque nos EUA: o WTC, em Nova York, e o Pentágono e o Capitólio, em Washington. Ele voltou à Alemanha para ter aulas de como pilotar um avião e raspou a barba e mudou as roupas para não chamar a atenção das autoridades.

O terrorista fez um novo passaporte para conseguir mais fácil o visto americano, sem deixar rastros dos países em que havia estado. Chegou aos EUA em junho de 2000, onde fez cursos de aviação na Flórida. Em dezembro daquele ano, recebeu a licença para voar. Ele coordenou todo o grupo de fundamentalistas no país.

A data do ataque foi decidida poucas semanas antes pelo próprio Atta. Na manhã de 11 de setembro de 2001, ele e outro terrorista pegaram um voo de Boston para Nova York. O avião Boeing decolou com 81 passageiros e se chocou na primeira torre às 8h48 (horário local). Dezoito minutos depois, a segunda aeronave bateu na outra torre do WTC.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página