Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2011 - 15h40

FMI diz que China precisa reformar sistema financeiro

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O FMI (Fundo Monetário Internacional) julga ser necessário que China implemente reformas em seu sistema financeiro nos próximos cinco anos de modo a conter investimentos excessivos, informou nesta sexta-feira o chefe de uma missão da instituição no país asiático, Nigel Chalk.

Se não houver uma reforma, a China corre o risco de que, "dentro de três a cinco anos", os juros baixos provoquem um excesso de investimentos, especialmente no setor imobiliário, o que deixaria a economia muito sujeita à especulação, disse.

Segundo Chalk, como o custo do capital é muito baixo, isso estimula o aumentos dos investimentos até que fiquem insustentáveis. "Nunca vimos uma economia tão grande, tão importante, com este tipo de sistema financeiro", disse, durante uma conferência em Washington.

O funcionário explicou que o sistema financeiro chinês se alimenta de seu "elevado nível de poupança", se "apoia fortemente nos bancos" e está "fortemente regulado", pois a nível internacional, controla seus capitais e intervém no mercado de divisas, e a nível nacional, controla sua taxa de juros e a circulação de dinheiro.

Chalk afirmou que o controle estatal do sistema, que até agora tem sido útil para sustentar o crescimento da China, assim como para conter a inflação e a especulação, corre o risco de perder força com a aparição de instituições financeiras não bancárias e não reguladas.

"Visivelmente, isso reduzirá a eficácia das ferramentas quantitativas que (China) utiliza hoje em dia", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página