Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2011 - 15h48

Popularidade de Obama cai entre latinos em três Estados, revela pesquisa

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

A popularidade do presidente Barack Obama entre os latinos caiu nos Estados do Colorado, Novo México e Flórida, todos com relevância eleitoral, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira nos Estados Unidos. O presidente, entretanto, se mantém à frente dos republicanos.

Os números mostram que 65% dos latinos na Flórida acreditam que os Estados Unidos estão indo para a direção errada. Essa opinião é compartilhada por 63% dos latinos no Colorado e 60% no Novo México.

A gestão de Obama é aprovada por 50% dos moradores latinos da Flórida e desaprovada por 45%. No Colorado, 60% aprovam e 39% desaprovam, enquanto no Novo México, 65% aprovam e 32% desaprovam.

Em termos eleitorais, entretanto, Obama venceria nesses três Estados que foram determinantes para sua vitória em 2008: 46% dos habitantes da Flórida optariam por ele contra um republicano (36%), no Novo México, venceria por 58% (28% para os republicanos) e no Colorado venceria com 59% (27% contra).

As chances eleitorais de Obama, 14 meses antes das eleições presidenciais, caíram, e o eleitorado latino independente cresceu, apontou a pesquisa realizada entre os dias 6 e 10 de setembro entre 1.200 latinos (400 por estado).

A maioria dos latinos nesses três Estados acredita que Obama não cumpriu suas promessas de 2008. Mas "as propostas republicanas quanto à reforma migratória continuam chocando a maioria dos eleitores latinos", mostrou a pesquisa.

Na na Flórida, 38% dos latinos atribuem aos republicanos no Congresso o fracasso da reforma migratória, e porcentagens mais elevadas aparecem no Colorado (48%) e Novo México (46%).

De acordo com a pesquisa, os latinos declaram-se em geral conservadores e, ao mesmo tempo, acreditam mais nos democratas para a gestão de serviços públicos e dos impostos.

O levantamento foi realizado pela Resurgent Republic e Hispanic Leadership Network, organização conservadora americana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página