Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2011 - 13h36

Revolta líbia deixou 25 mil mortos, diz líder rebelde

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A "revolução" líbia que derrubou o ditador Muammar Gaddafi deixou 25 mil mortos, afirmou nesta terça-feira Mustafa Abdul Jalil, presidente do CNT (Conselho Nacional de Transição), na ONU.

O líder agradeceu à ONU e aos países que ajudaram na luta dos combatentes do novo regime, e prometeu que os membros leais a Gaddafi receberão um "julgamento justo".

"Nós perdemos 25 mil mártires, e há o dobro de feridos", declarou Abdul Jalil para o presidente Barack Obama, o presidente francês Nicolas Sarkozy, o secretário geral da ONU Ban Ki-moon e para outros líderes durante uma reunião dos "Amigos da Líbia" à margem da Assembleia Geral da ONU.

A ajuda da ONU e dos Estados "para o sucesso da revolução líbia" foi crucial frente à "enorme quantidade de armas utilizadas por Gaddafi contra seu povo", disse.

O chefe do CNT afirmou ainda que muitos membros do regime foram presos, mas que alguns já estão em liberdade. "Um julgamento justo" será reservado aos que serão julgados, assegurou.

Muammar Gaddafi continua foragido. O Níger descartou a ideia de reenviar Saadi, um dos filhos do ditador que se refugiou em território nigerino, para a Líbia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página