Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2011 - 15h56

Ministro cubano se encontra com Sarney em Brasília e critica Obama

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

Incomodado com uma pergunta sobre o sistema eleitoral cubano, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, aproveitou para alfinetar o presidente dos Estados unidos Barack Obama.

Rodríguez visitou nesta quinta-feira o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ao deixar o encontro, Rodríguez foi questionado de quando seriam realizadas eleições diretas em Cuba, com voto popular. Ele disse que as eleições são realizadas a cada cinco anos e provocou os Estados Unidos.

"Nos Estados Unidos você sabe que um senador custa vários milhões de dólares e para ser presidente tem que ser multimilionário. Tem muitas diferenças com o modelo eleitoral norte-americano em que não há voto direto. Não sei se lhe ocorreu [a ideia] de perguntar ao Obama sobre isso?", questionou.

Na conversa com Sarney, aberta aos jornalistas, Rodríguez ainda comentou sobre o estado de saúde do ex-presidente cubano Fidel Castro e garantiu que ele se "encontra ativo e trabalhando muito" e que o atual presidente Raúl Castro está bastante ocupado com as questões econômicas.

Sarney falou sobre as relações de Brasil e Cuba e disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou as relações diplomáticas brasileiras. O ministro cubano afirmou que o Brasil está mais reconhecido e aproveitou para elogiar o discurso da presidente Dilma Rousseff na Assembleia Geral das Nações Unidas, na semana passada.

Sarney classificou o discurso de Dilma de "notável".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página