Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2011 - 19h04

BC americano quer vigiar o que falam sobre ele nas redes sociais

Publicidade

DA EFE, EM NOVA YORK

A filial de Nova York do Federal Reserve (Fed, Banco Central americano) pretende vigiar o que andam falando a seu respeito nas redes sociais, como Facebook e Twitter, ao abrir um concurso para criar uma plataforma que facilite a tarefa.

"O departamento de comunicação deseja conhecer as reações e opiniões do público sobre a instituição, já que estas estão relacionadas com nossas ações", indica a proposta publicada nesta quinta-feira em seu site.

Na proposta, o Fed de Nova York detalha todas as características que devem ter essa nova "plataforma de escuta", que permitirá a instituição seguir de perto as "principais redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, blogs e fóruns", além de veículos de comunicação, como a rede de TV CNN e "The Wall Street Journal".

O aplicativo, que o Banco Central pretende ativar até dezembro, também deve acompanhar as informações "em tempo real", determinando se as opiniões dos usuários sobre a instituição são "positivas, negativas ou neutras".

A idéia é que a plataforma também sirva "para conduzir situações de crise, seguir conversas e identificar os autores de conteúdos mais influentes".

"As redes sociais estão mudando a forma com que as organizações se comunicam com o público", relatou a instituição, que deseja que o software detecte até conteúdos "em diferentes países e idiomas".

As críticas e referências à nova ideia não demoraram a aparecer. "Vai haver uma nova geração de observadores e a vigilância eletrônica vai alcançar bilhões de pessoas", divulgou o blog especializado Computerworld, lembrando que "ninguém deveria estar surpreso, pois controlar as redes sociais é uma estratégia habitual do governo e das empresas".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página