Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2011 - 19h21

Americano nega ter planejado ataques contra Capitólio e Pentágono

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WORCESTER
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um americano acusado de planejar atentados contra o Capitólio e o Pentágono com aeromodelos carregados de explosivos se declarou inocente nesta segunda-feira em um tribunal de Worcester, estado de Massachusetts.

Rezwan Ferdaus, 26 --que também é acusado de preparar ataques contra diversos pontos de Washington com armas de fogo e granadas-- corre o risco de pegar prisão perpétua se for considerado culpado de todas as acusações.

France Presse
Aeromodelo que pertenceria a Rezwan Ferdaus, preso por planejar atentado; ele se diz inocentes das acusações
Aeromodelo que pertenceria a Rezwan Ferdaus, preso por planejar atentado; ele se diz inocente

O juiz federal de Worcester decidiu adiar sua decisão sobre uma possível liberdade sob fiança até 20 de outubro, para dar à Catherine Byrne, advogada de Ferdaus, mais tempo para analisar o caso.

Um grupo com cerca de 20 familiares e amigos do acusado gritou frases de apoio como "estamos com você" e "te queremos" quando Ferdaus entrou e saiu do tribunal.

Ele foi preso no último dia 28, quando agentes federais disfarçados entregaram em sua casa os armamentos que havia comprado à distância.

Agentes do FBI [polícia federal americana] disfarçados atuaram como cúmplices, fornecendo a Ferdaus um avião movido por controle remoto, explosivos e armas que ele supostamente planejava usar em ataques simultâneos em Washington.

No entanto, "as pessoas nunca correram perigo por causa dos artefatos explosivos, que eram controlados por funcionários do FBI disfarçados", reforçou a polícia federal americana.

Ferdaus foi detido em Framingham, perto de Boston, imediatamente após colocar armas recém-entregues em um contêiner.

Entre os materiais que o suposto terrorista havia comprado estavam granadas, seis metralhadoras e ainda supostamente material explosivo C-4.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página