Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2011 - 05h49

Brasil assinará diversos acordos de cooperação em cúpula com UE

Publicidade

DA EFE

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, discutirá nesta terça-feira com a UE (União Europeia) diferentes acordos de cooperação em áreas como transporte aéreo e pesquisa, além de abordar assuntos de interesse regional e global, durante a quinta cúpula euro-brasileira.

A reunião do mais alto nível entre UE e Brasil prosseguiu na manhã desta terça-feira no Conselho da UE, depois do jantar oferecido a Dilma na noite de ontem pelos presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da CE (Comissão Europeia), José Manuel Durão Barroso.

A situação econômica do Brasil e da Europa, com o resgate financeiro para evitar a quebra da Grécia ainda por ser concretizado, fará parte das discussões.

Também no plano global, serão abordados o papel do Brasil como produtor mundial de biocombustíveis e a preparação para a conferência internacional sobre mudança climática que será realizada no Rio de Janeiro em 2012, a Rio+20.

Além disso, os líderes trocarão pontos de vista sobre o pedido da ANP (Autoridade Nacional Palestina) para o reconhecimento como Estado de pleno direito na ONU, a "Primavera Árabe" e a situação na Líbia e na Síria.

Dilma aproveitará para fazer um balanço com a UE das negociações para um acordo de associação entre o bloco europeu e o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), que registraram poucos avanços no plano comercial desde que as conversas foram retomadas no ano passado.

Em nível bilateral, Dilma assinará com os europeus diversos acordos para cooperação em transporte aéreo, política espacial, promoção do turismo em baixa temporada e cultura, além da facilitação para os intercâmbios entre o Centro Conjunto de Pesquisa da Comissão Europeia e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

Após a cúpula com a UE e o encontro com o rei da Bélgica, Dilma deverá discursar na cúpula paralela que celebrarão empresas europeias e brasileiras.

Para encerrar sua visita a Bruxelas, a presidente brasileira inaugurará a mostra Europalia, um festival cultural bienal que em 2011 será dedicado ao Brasil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página