Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2011 - 10h58

Grécia e o euro vivem sua semana mais crucial, diz premiê grego

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM ATENAS

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, afirmou que esta semana é a mais crucial para a Grécia e para a zona do euro, uma vez que no próximo domingo os presidentes da região devem anunciar um plano de combate à crise da dívida.

Segundo ele, esta semana determinará o destino da zona do euro e, "se não houver uma solução definitiva, a insegurança vai continuar".

Papandreou, que se reuniu com o chefe de Estado grego, Carolos Papulias, recordou aos governantes dos países membros do bloco que devem dar "mostras de responsabilidade para permitir que a Grécia negocie com a cabeça erguida".

Neste sentido, assegurou que o país trabalha com base nas decisões de 21 de julho, data em que os dirigentes europeus decidiram envolver o setor privado num segundo plano de ajuda ao país.

Na véspera, o premiê convocou a UE (União Europeia) a resolver a crise da dívida "coletivamente e de forma decisiva", em uma entrevista publicada no semanário "Proto Thema". "Chegou a hora de agir coletivamente e de forma decisiva", afirmou. "Estou convencido de que a Europa pode e irá fazer isso".

Ele prometeu que a Grécia irá cumprir com todos os seus compromissos, mas afirmou que o país não é capaz de arcar com todos os problemas da Europa por conta própria. "Nenhum país europeu pode, nem mesmo a Alemanha", ressaltou.

A Europa afirmou aos seus parceiros do G-20 no sábado que a Zona Euro apresentará um plano integral para resolver a crise da dívida na próxima semana, no encontro dos líderes da UE em Bruxelas.

A tempo para a reunião, o governo grego deverá votar no dia 20 de outubro um novo pacote de medidas de austeridade exigidas pela UE e pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página