Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2011 - 20h54

Saiba mais sobre as eleições gerais na Argentina

Publicidade

DE SÃO PAULO

No próximo domingo (23), mais de 28 milhões de argentinos devem ir às urnas para eleger o presidente e vice que governarão o país pelos próximos quatro anos. Também serão eleitos deputados federais, senadores e governadores de nove províncias.

A expectativa é que se confirmem os resultados das principais pesquisas de intenção de voto, que situam a atual presidente, Cristina Kirchner, como favorita e possível vencedora ainda no primeiro turno.

Para vencer a eleição já neste domingo, o candidato à Presidência precisará conquistar ao menos 40% dos votos e manter uma diferença mínima de dez pontos percentuais em relação ao segundo colocado na disputa, ou conquistar 45% dos votos válidos.

Se houver decisão no primeiro turno, o presidente eleito tomará posse no dia 10 de dezembro. Caso contrário, os argentinos voltarão às urnas, também em 10 de dezembro, para decidir a disputa em segundo turno.

PRIMÁRIAS

Pela primeira vez em sua história, a Argentina realizou, no dia 14 de agosto, eleições primárias para definir os candidatos de cada partido ou coalizão. A data também serviu como uma prévia para se saber cotação de cada candidato, o que poderá ser refletido nas urnas durante as eleições gerais de domingo.

Nas primárias, Cristina obteve 50% dos votos e foi seguida pelo deputado da União Cívica Radical Ricardo Alfonsín, filho do ex-presidente Raúl Alfonsín (1983-1989), com 12%. O ex-presidente peronista Eduardo Duhalde (2002-2003) apareceu em terceiro lugar, com 12% e uma diferença de apenas 3.000 para Alfonsín.

O quarto colocado foi o governador da província de Santa Fé (terceiro maior distrito do país), o socialista Hermes Binner, com 10%. Também participarão da disputa no domingo Alberto Rodríguez Saá; Elisa Carrió e Jorge Altamira.

Mais de 28 milhões de eleitores são esperados nos locais de votação, que estarão abertos das 8h às 18h, no horário local (mesmo horário de Brasília).

Desde o início do ano, 13 províncias já elegeram novo governador, dos quais apenas dois são da oposição. Outras nove províncias definirão o seu chefe do Executivo neste domingo, enquanto nas províncias de Santiago del Estero e Corrientes terão eleições locais em 2012 e 2013, respectivamente.

Para o Congresso, serão eleitos cerca de metade das vagas de deputados (130 de 257) e um terço dos senadores (24 de 72). As eleições legislativas são feitas por meio de listas fechadas com o mesmo número de vagas em disputa e seguem o sistema de proporcionalidade.

Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página