Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2011 - 09h09

Tiro causou morte de Muammar Gaddafi, diz médico após autópsia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As autoridades interinas da Líbia anunciaram na manhã deste domingo que uma autópsia foi realizada no corpo do ex-ditador Muammar Gaddafi na última madrugada, e que os legistas confirmaram um tiro como a causa da morte. O governo diz garantir que um sepultamento normal deve ocorrer e que o cadáver será entregue aos familiares do ex-líder.

Veja galeria de fotos do dia seguinte à morte de Gaddafi
Veja imagens marcantes do ditador
Gaddafi assumiu o poder na Líbia em 1969; saiba mais
Veja galeria de fotos dos corpos de Gaddafi e filho (IMAGENS FORTES)

"Ele morreu devido a um tiro de arma de fogo. É óbvio", disse o legista, sem precisar se o local do tiro mortal é realmente no lado esquerdo da cabeça do ex-ditador, onde há uma marca de disparo, segundo as fotografias e vídeos divulgados mostram.

"Ainda há diversas questões. Temos que repassar [o relatório]ao procurador-geral. Mas tudo será revelado publicamente. Nada será escondido", acrescentou.

As revelações chegam um dia de Mahmoud Jibril, primeiro-ministro interino da Líbia, ter dito que o país deve realizar eleições livres e democráticas em até oito meses para formar um conselho com a missão de escrever uma nova Constituição e criar um governo provisório.

ATENÇÃO: imagens agressivas a seguir

Vídeo

A autópsia foi conduzida num necrotério da cidade de Misrata, a cerca de 200 km ao leste da capital líbia, Trípoli.

Após os exames, o corpo deve ser colocado novamente na sala refrigerada de um mercado local, onde tem sido visto por centenas de líbios munidos de câmeras e celulares desde sexta-feira.

SEPULTAMENTO E FAMÍLIA

O Conselho Nacional de Transição líbio (CNT) está determinado a enterrar o corpo de Gaddafi, morto na quinta-feira em circunstâncias ainda não esclarecidas após ser detido pelos revolucionários em Sirte, último reduto dos aliados e cidade natal do ex-ditador.

Mohamed Messara/Efe
Centenas de líbios formaram filas durante a sexta-feira para ver e fotografar corpo de Gaddafi exposto em mercado
Centenas de líbios formaram filas para ver e fotografar corpo de Gaddafi exposto em mercado

"Nós como muçulmanos, não vamos deixar que as emoções se imponham, temos de respeitar o corpo, esta é a postura do CNT", disse um membro da máxima autoridade de transição, Abder Ramin.

A respeito do sepultamento houve inúmeras especulações, inclusive que seria lançado ao mar, um procedimento contrário à lei muçulmana, que diz que o corpo deve ser enterrado nas 24 horas posteriores a morte, o que também não aconteceu.

"Somos pessoas civilizadas e não lançaremos seu corpo ao mar, isso quem fazia era Gaddafi, que jogava os corpos de líbios ao mar e os queimava, mas temos nossa moral, religião, tradições e costumes, e não o atiraremos (ao mar)", garantiu outro membro do CNT Salem Canan.

Canan reconheceu que o local da sepultura "é uma questão sensível, que exigirá consultas a família e tribo do ditador", devido ao fato de que o CNT teme profanação da sepultura.

ATENÇÃO: imagens agressivas a seguir

Mohamed Messara/Efe
Corpo do ex-ditador da Líbia Muammar Gaddafi foi exibido durante todo o dia num mercado na cidade de Misrata
Corpo do ex-ditador da Líbia Muammar Gaddafi foi exibido durante todo o dia num mercado na cidade de Misrata

"Gaddafi era um criminoso e matou muitas pessoas no país. Não são poucos os que querem vingar-se e existe o problema de que se souberem o local da sepultura alguém pode ir até lá, destruir o túmulo, saquear e queimar o corpo", justificou Canan.

CONTROVÉRSIAS

A morte do ex-ditador ainda é cercada de controvérsias. Médicos-legistas ouvidos pelo repórter Luis Kawaguti dizem que as fotos de seu corpo sugerem que ele não levou tiros à queima-roupa, ou seja, a menos de 50 cm de distância.

O ferimento que mais chama a atenção é um orifício de entrada de projétil do lado esquerdo da cabeça do ditador, segundo o legista Augusto Aurélio de Carvalho, secretário-geral da Associação Brasileira de Medicina Legal.

Segundo ele, a imagem indica que o disparo não foi feito à queima-roupa --mas a uma distância superior a 50 cm. Um tiro à queima-roupa deixaria uma marca característica na pele.

"No assassinato sumário, a arma geralmente é encostada na cabeça da pessoa, e o ferimento não sugere isso." Para outra legista, que pediu para não ter o nome revelado, uma suposta queimadura sugere que o tiro não teria sido à queima-roupa, mas acontecido à curta distância.

Ambos concordam que uma marca, no abdome de Gaddafi, pode ter sido causada por outro tiro ou estilhaço.

Levantam a hipótese de um terceiro tiro -que teria entrado na parte de trás de sua cabeça e saído pela testa. E também acreditam que a coloração dos hematomas atesta que Gaddafi foi espancado vivo.

A versão oficial do CNT (Conselho Nacional de Transição) é que o ditador levou um tiro na cabeça e outro no peito em um tiroteio. Mas imagens de cinegrafistas amadores mostraram Gaddafi com vida após a captura. Organismos internacionais cobram mais transparência do governo interino.

Arte Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página