Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2011 - 08h34

Índice de confiança econômica da zona do euro cai pelo 8º mês

Publicidade

DO VALOR

O índice de confiança na economia da zona do euro caiu pelo oitavo mês consecutivo, passando de 95,0 em setembro para 94,8 em outubro.

Analistas esperavam uma queda ainda maior, para um nível um pouco abaixo de 94,0.

Para toda a União Europeia, o índice oscilou de 93,9 para 93,8.

"Declínios adicionais da confiança na indústria e entre consumidores foram compensados por um aumento em construção e por uma melhoria muito pequena em serviços na zona do euro", disse a Comissão Europeia, que divulga o dado.

ACORDO

O indicador é divulgado no mesmo dia em que os líderes europeus acordaram seu plano para enfrentar a crise mais grave da história do euro, ao pactuar o perdão de 50% da dívida grega, reforçar o fundo de resgate com 1 trilhão de euros e recapitalizar os bancos.

O acordo foi feito após oito intensas horas de negociações em Bruxelas entre os representantes dos bancos credores e os líderes da zona do euro, comandados pela chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

O ponto mais complicado era conseguir que os bancos aceitassem o perdão de 100 bilhões de euros da dívida da Grécia, pois, caso não fosse obtido um pacto voluntário, o provável calote grego desencadearia uma reação de contágio na zona do euro de proporções desconhecidas, segundo advertiram os analistas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página