Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2011 - 21h05

Tunísia tem distúrbios após vitória de partido islâmico em eleição

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM TÚNIS

Atos de violência foram registrados nesta quinta-feira à noite em Sidi Bouzid, a cidade no centro da Tunísia onde começou a revolução, após o anúncio dos resultados das eleições de 23 de outubro, informaram testemunhas e fontes ministeriais.

Mais de 2.000 jovens atacaram o escritório do partido islâmico Ennahda, vencedor das eleições, e lançaram pedras contra as forças de segurança.

O ato ocorreu após o anúncio da invalidação de seis listas do partido liderado por Hechmi Haamdi, um rico empresário tunisiano radicado em Londres, que conseguiu vitória na circunscrição de Sidi Bouzid.

"Está ocorrendo um protesto violento, as forças de segurança tentam contê-lo", declarou à France Presse o porta-voz do Ministério do Interior, Hichem Meddeb.

Segundo o correspondente da agência de notícias, cerca de 2.000 jovens apedrejaram e quebraram portas e janelas do escritório do Ennahda e incendiaram pneus na principal rua da cidade.

Outra manifestação semelhante era realizada em Regueb, a uma centena de quilômetros de Sidi Bouzid. Algumas testemunhas informaram sobre possíveis disparos no local.

O partido de Hechmi Haamdi, "A Petição Popular", ausentou-se totalmente durante a campanha, mas conseguiu 19 cadeiras na assembleia constituinte, segundo os resultados oficiais.

No entanto, as listas desse partido foram invalidadas em seis circunscrições, especialmente em Sidi Bouzid, onde supreendentemente conseguiu ser o partido mais votado.

O partido é liderado por Hechmi Haamdi, um rico empresário nascido em Sidi Bouzid e radicado em Londres, de onde realizou sua campanha eleitoral através do canal de televisão via satélite Al Mustakilla.

Nesse canal, Haamdi disse nesta quinta-feira que temia que seu eleitorado manifestasse sua indignação depois de os islamitas terem rejeitado a entrada de seu partido nas negociações para a formação do futuro governo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página