Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2011 - 10h53

Tunísia impõe toque de recolher em cidade após confronto

Publicidade

DA REUTERS

Tropas dispararam para o ar nesta sexta-feira para dispersar uma multidão que tentava atacar órgãos do governo em Sidi Bouzid, localidade da Tunísia onde os levantes da Primavera Árabe começaram. As autoridades impuseram o toque de recolher noturno na cidade.

Os tumultos ocorreram horas depois de um partido islamista, o Ennahda, ter sido declarado vencedor da primeira eleição livre da Tunísia, mas não estavam ligados diretamente à vitória. O estopim foi o fato de um partido liderado por um empresário muito conhecido na cidade ter sido eliminado da votação acusado de violação de normas de financiamento da campanha.

Líderes do Ennahda afirmaram que a violência em Sidi Bouzid era uma tentativa das forças contrárias à revolução de desestabilizar o país, que até agora tem desafiado as previsões de que a eleição colocaria a nação em crise.

Ao mesmo tempo, o secretário-geral do Ennahda, Hamadi Jbeli, anunciou em Túnis que seu partido iniciou as conversações com outras legendas políticas para definir um governo de coalizão e espera formar o gabinete dentro de dez dias. Ele acrescentou que a prioridade nas negociações será a economia.

O líder do partido, Rachid Ghannouchi, afirmou que a legenda vai honrar o compromisso de elaboração de uma nova Constituição no prazo de um ano e não vai impor às mulheres o uso do véu islâmico porque todas as tentativas de fazer isso em outros países árabes fracassaram.

O Ennahda vai liderar o novo governo da Tunísia após uma vitória eleitoral que deve definir um modelo para outros países do Oriente Médio agitados por revoltas este ano. O partido esteve proibido de atuar durante décadas e seus líderes eram forçados a fugir para o exterior

VIOLÊNCIA

Sidi Bouzid, a cidade provinciana onde ocorreram os confrontos desta sexta-feira, foi o local onde o vendedor de legumes Mohamed Bouazizi ateou fogo a si mesmo em dezembro, em um ato de protesto contra a burocracia que desencadeou as revoltas em todo o mundo árabe.

Duas testemunhas em Sidi Bouzid disseram que uma grande multidão estava tentando atacar a sede do governo local na cidade. "Os militares estão tentando dispersar as pessoas com tiros no ar e gás lacrimogêneo", disse Attia Athmouni por telefone.

As testemunhas disseram que lojas e escolas foram fechadas e um helicóptero de forças de segurança rodeava o local.

Na noite de quinta-feira, depois que autoridades eleitorais anunciaram que iriam cancelar vários assentos conquistados pelo partido Lista Popular, uma multidão em Sidi Bouzid incendiou um escritório do Ennahda e o gabinete do prefeito local.

Uma fonte do Ministério do Interior disse que um toque de recolher seria imposto na cidade das 19h (horário local, 16h no horário de Brasília) às 5h.

O Ennahda tentou tranquilizar os secularistas nervosos com a perspectiva de um governo islâmico em um dos países mais liberais do mundo árabe, afirmando que vai respeitar os direitos das mulheres e não tentará impor um código moral muçulmano na sociedade.

Depois que a vitória de seu partido foi confirmada, Ghannouchi prestou homenagem ao papel da cidade de Sidi Bouzid na revolução da Tunísia em janeiro, que forçou o ditador Zine al-Abidine Ben Ali a fugir do país.

RESULTADOS

Ao anunciar os resultados na quinta-feira, os membros da comissão eleitoral disseram que o Ennahda ganhou 90 assentos na Assembleia de 217 lugares, que irá elaborar uma nova Constituição, formar um governo interino e agendar novas eleições, provavelmente para o início de 2013.

O rival mais próximo dos islâmicos, o secular Congresso para a República, ganhou 30 assentos, informaram os membros da comissão em uma sala lotada na capital, encerrando uma espera de quatro dias desde a eleição de domingo para que a contagem minuciosa fosse concluída.

O Ennahda não chegou a obter maioria absoluta na nova composição da Assembleia e a expectativa é que monte uma coalizão com dois secularistas e, com eles, forme um governo.

Os islamistas terão maior influência sobre cargos importantes. Eles já disseram que vão apresentar Hamadi, vice de Ghannouchi e ex-prisioneiro político, para o cargo de primeiro-ministro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página