Das farmácias francesas para as prateleiras de 120 países, a Danone carrega o mote da saúde em seu DNA.
Fundada em 1919 em Barcelona, na Espanha, por Isaac Carasso, a pequena fábrica de iogurtes ganhou esse nome em homenagem ao filho do fundador, Daniel. O garoto era conhecido pelo apelido catalão "Danon".
E foi o próprio o herdeiro que, dez anos depois, levou a marca para a França, sede mundial da empresa, onde o iogurte era vendido em farmácias, em potinhos de cerâmica, para tratar problemas intestinais.
O primeiro slogan publicitário —"Delicioso e saudável, o iogurte Danone é a sobremesa perfeita para uma digestão saudável e prazerosa"— foi criado pelo próprio "Danon". A mensagem foi pioneira em unir aspectos como saúde e prazer.
A marca chegou ao Brasil em 1970, com o primeiro iogurte com polpa de frutas. Atualmente, a companhia, que também tem divisão de águas, de nutrição infantil e de nutrição especializada, atua com oito fábricas no país —duas só para lácteos, em Minas Gerais e no Ceará. São oito produtos em linha, entre eles Danone, Corpus, Danette e Danoninho.
Eleita a melhor marca de iogurte pela segunda vez, a Danone é sinônimo de categoria entre o público: "dois em cada três brasileiros usam a marca para designar iogurte", conta Marília Zanoli, diretora de marketing de Produtos Lácteos Frescos da Danone.
Versáteis, os produtos da empresa dão as caras na mesa do café da manhã e na lancheira da escola. Isso quando não vão parar na panela ou na forma, em receitas de bolos, frozens, sopas e molhos. "Desenvolver alimentos nutritivos faz parte da estratégia do grupo, que nasceu da convicção de que a nutrição é o meio para a manutenção da saúde", reforça Marília.