A profusão de realities na televisão, canais no YouTube e lançamentos de livros de celebridades no nicho gastronômico atestam: cozinhar está, mais do que nunca, na moda. E se esse ambiente da casa vem aparecendo mais, a decoração bate à porta com a missão de unir o útil ao belo.
Dona de um portfólio já diversificado, indo de utensílios domésticos a ferramentas para construção civil, a Tramontina esteve atenta às mudanças que tomaram conta da cozinha brasileira.
"Estar à frente das panelas deixou de ser uma obrigação ou dever e passou a ser um processo atraente e contagiante. Hoje, cozinhar é uma questão de status", diz o presidente da empresa, Clovis Tramontina.
De olho no consumidor que busca algo mais sofisticado, a centenária marca gaúcha tem investido na Design Collection. São mais de 250 produtos, como facas profissionais, talheres com detalhes em ouro ou banhados em prata, panelas que parecem joias e "cooktops" (fogão compacto) com acabamento premium e design reverenciado.
O chefe da empresa —que começou como ferraria em 1911 e hoje tem cerca de 70% da produção voltada para a cozinha— lembra que esse ambiente, antes fechado ou relegado aos fundos da residência, deu lugar a um espaço mais aberto, às vezes integrado à sala de jantar.
"Os consumidores passaram a investir mais na decoração, utilizando produtos de maior valor agregado e com conceito gourmet", afirma Tramontina. De encher os olhos, e depois, a boca.