Cozinha

  1. 25/06/2017
    1. Uísque predileto, Johnnie Walker agrada do colecionador ao baladeiro

      Pode ser uma edição de colecionadores, que vai para o copo para celebrar momentos especiais —caso da John Walker & Sons Private Collection 2017, com 8.888 garrafas de uísque numeradas no mundo, apenas 120 delas no Brasil, ao preço de R$ 2.189.

    2. De origem francesa, Danone vira sinônimo de iogurte no Brasil

      Desde pequenininho, a gente aprende no Brasil que Danone é sinônimo de iogurte.

    3. Manteiga ou margarina? Qualy é eleita melhor em categoria ambígua

      Os mais atentos provavelmente estão inquietos. "Qualy é manteiga?". Pois bem. Não é. A marca, no entanto, foi citada como a melhor na categoria por 26% dos paulistanos das classes A e B que cozinham ao menos duas vezes por semana, em pesquisa Datafolha.

    4. Ternura de servir a quem se ama; leia artigo de Nina Horta

      É bom cozinhar em casa? São tantas respostas que não é possível escolher. É bom quando alguém tem prazer nisso, pai ou mãe, que gosta de se colocar a serviço dos outros.

    5. Em lata, em cápsula ou em pó, Nestlé conquista cozinha do paulistano

      "Nas trincheiras ou no lar". A frase aparecia na década de 1930 em um anúncio do Leite Moça, cuja lata já estampava a inofensiva camponesa suíça. A referência militar tem explicação: está ligada à origem tanto do item, que se tornou ingrediente de doces, quanto de quem o fabrica, a Nestlé.

    6. Há quase 40 anos, 'uma boa ideia' é pedir uma Cachaça 51

      Há quase 40 anos, a expressão "uma boa ideia" tem dois sentidos: para uns é o mesmo que uma sacada, para outros trata-se de se sentar em uma cadeira de bar, pedir uma dose e degustar a bebida em um só gole.

    7. Pudim de capim-santo é sobremesa prática; veja receita da chef Morena Leite

      Na infância, Morena dividia a casa com um monte de gente que não conhecia. Ao menos nos primeiros cinco minutos, já que a menina adorava trocar uns dedos de prosa com turistas na pousada de seus pais, a Capim Santo, em Trancoso, no sul da Bahia.

    8. Depois de unir refinadores de SP no século 20, União conquista preferência paulistana

      Irmãos e imigrantes italianos, Giuseppe e Nicola Puglisi Carbone tiveram uma ideia: por que não tentar extrapolar a rivalidade e unir os refinadores de açúcar de São Paulo em torno de uma mesma empresa?

    9. Descubra qual o vinho ideal para acompanhar o prato da noite

      Um bom casamento entre comida e bebida resulta na exaltação de ambos. Pode-se partir de chavões -vinho tinto combina com carne vermelha e branco com peixes. Mas ao considerar algumas diretrizes básicas da harmonização, pode-se ousar: brancos potentes podem, quiçá, elevar um prato de mariscos. Existem combinações por contraste (ou complemento), em que bebida e comida têm características opostas -caso do queijo Stilton, bem salgado, combinado com um Porto frutado. Outro caminho é fazer harmonizações por semelhança. Eis exemplos comuns em Bordeaux, como um cordeiro vigoroso embalado por um tinto encorpado. Para o enófilo Carlos Cabral, consultor do Pão de Açúcar, há ainda o que chama de "combinações exóticas". "O terceiro sabor é fora de série, é para quem tem paciência e descobre novos gostos", diz. "Se você come um camembert com pera, chega a um gosto de nozes e pode combiná-lo com um Porto Twany, que vai bem com frutas secas."

    10. Bel Coelho ensina receita descomplicada de arroz de galinha d'angola; veja vídeo

      A brincadeira tinha regras: era proibido chegar perto do fogão e usar facas com ponta. Quem mandava em tudo era Dina, a cozinheira da casa, experiente com as panelas e com as crianças.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade