É sexta à noite na rua Augusta, em São Paulo. Legiões de jovens maiores de idade (espera-se) entornam garrafas de vodca colorida com sabores como kiwi e mirtilo, oferecidas a R$ 15 em todo e qualquer boteco.
Do adesivo no carro ao meme, a silhueta está em todo lugar: um homem de fraque caminha e deixa para trás sugestiva linha reta. É o "keep walking", slogan famoso da Johnnie Walker, citada pelos paulistanos das classes A e B que costumam cozinhar (26%) pelo segundo ano consecutivo como a marca preferida de uísque.
Fundada em 1913 em Nova York e há mais de 50 anos no Brasil, a Hellmann's é a queridinha dos brasileiros. A maionese aposta no gostinho da receita do casal Hellmann, Richard e Margaret, mas investe também em versões mais "light", de até 30 kcal por colher.
O interesse pela gastronomia, quase uma gastromania, foi uma avalanche nos anos recentes. Prateleiras ofereciam de queijos raros a caranguejo gigante do Alasca e vieiras do Canadá. Todo mês aparecia uma fruta exótica, uma erva amazônica.
Para temperar a salada, lavar o cabelo, tirar manchas, limpar a casa, emagrecer Com truques e dicas se popularizando na internet, o vinagre parece ter mil e duas utilidades.
Da porta entreaberta da cozinha, espia-se ela e sua batedeira. Primeiro, a manteiga e o açúcar, batidos até que virem um creme claro. Depois, os ovos, um a um, e então a farinha de trigo, aos pouquinhos, intercalada com o leite. A fôrma untada está na bancada e o forno já preaquecido.
Quem já foi cozinheiro de primeira viagem sabe: em último caso, garanta o macarrão. E, sendo assim, uma latinha de molho de tomate no armário nunca é demais. Aí vem as variações: massa com atum, atum com salada, pizza (massa pronta, sem julgamentos) quando sobra tomate e mozarela Mas, cá entre nós, até os mais experientes sabem que é sempre bom ter um enlatado à disposição.
Mundo afora, podem até existir copos com desenho semelhante, mas pequenino, com espaço para acomodar pouco menos de 200 mililitros de líquido, só mesmo o americano, que, apesar do nome, é brasileiro.
Pela segunda vez, a Camil é a marca mais lembrada quando se trata da famosa dupla da cozinha brasileira: arroz e feijão.
A profusão de realities na televisão, canais no YouTube e lançamentos de livros de celebridades no nicho gastronômico atestam: cozinhar está, mais do que nunca, na moda. E se esse ambiente da casa vem aparecendo mais, a decoração bate à porta com a missão de unir o útil ao belo.