Descrição de chapéu Datafolha alimentação

Empresas reajustam vale-alimentação e ampliam benefícios para funcionários

VR é a vencedora na pesquisa Datafolha; cartões com valores flexíveis ganham espaço entre empregadores

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São Paulo

A VR é a maior vencedora da categoria vale-alimentação do prêmio O Melhor de São Paulo, com três vitórias em três edições da pesquisa Datafolha.

Neste ano, a empresa foi citada por 21% dos moradores da capital paulista das classes A e B. Nas edições anteriores, a vitória foi compartilhada com a Sodexo, que obteve 18% das menções. O levantamento ouviu 1.081 pessoas, de 19 a 27 de janeiro deste ano. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Uma pesquisa realizada pela VR em parceria com o Instituto Locomotiva, em 2022, mostrou que hoje os trabalhadores têm mais acesso aos benefícios de vale-alimentação e vale-refeição do que antes da pandemia de coronavírus.

a ilustração mostra um prato verde sobre um prato amarelo, de um lado há um copo amarelo e do outro lado um garfo e uma faca de madeira, o fundo da imagem é azul claro
Empresas reajustam vale-alimentação e ampliam benefícios para funcionários - Eduardo Knapp

"Quando perguntamos quais benefícios as empresas oferecem atualmente, 80% delas respondem que dão vale-alimentação para o funcionário. No período anterior à Covid, esse número era 69%. No caso do vale-refeição, 54% dessas empresas contam que oferecem esse benefício hoje, mas antes da pandemia somente 48% o faziam", afirma Priscila Abondanza, diretora-executiva de experiência do cliente da VR.

De acordo com a pesquisa, como resposta à alta de juros e visando reduzir a perda salarial provocada pela inflação, 57% das empresas que oferecem vale-alimentação disseram ter aumentado o valor do benefício; 53% das companhias que disponibilizam vale-refeição aumentaram o saldo e 52% das que ofertam o cartão multibenefícios ajustaram o montante oferecido.

"A pandemia só reforçou ainda mais a necessidade de as empresas oferecerem benefícios relacionados à alimentação para o colaborador e para a sua família", diz Priscila. Segundo ela, a empresa tem 5,5 milhões de cartões em uso em todo o território nacional.

A pesquisa foi respondida por cerca de 500 profissionais de RH pertencentes a empresas da base da VR. A coleta dos dados foi feita de julho a setembro do ano passado em diversas regiões do Brasil. A margem de erro é de 4,2 pontos percentuais.

Para Rubens Moura, professor de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, a pandemia provocou uma mudança comportamental na população. "As pessoas não pensam mais só em comer", diz. Com menos tempo gasto com o deslocamento e a carga mental do período de isolamento, o desejo de consumir produtos, serviços e experiências cresceu, afirma ele.

Nesse sentido, companhias passaram a olhar com mais atenção para outros aspectos do trabalhador, como a saúde mental e o acesso ao lazer. "Quero que o meu colaborador não fique só bem alimentado, mas também saudável mentalmente. Eu não quero ter um trabalhador preocupado, ansioso, nervoso, porque isso acaba causando baixa de produtividade", afirma.

Sob essa perspectiva, o cartão multibenefícios passou a ser oferecido por 9% das empresas em 2022, frente a 3% no período pré-pandemia. Nesse modelo, o funcionário também pode receber créditos para outros gastos, como farmácia, home office, transporte e até aplicativos de streaming. "É preciso oferecer coisas que gerem bem-estar, e não é só alimentação", diz.

De acordo com o professor, esses benefícios agregam valor às empresas e as colocam em vantagem competitiva frente às concorrentes, contribuindo para a retenção de talentos.

Para 82% dos representantes de RH ouvidos na pesquisa realizada pela VR, oferecer vale-alimentação é importante na hora de contratar um trabalhador. O vale-refeição é visto como relevante por 68% dos ouvidos e 47% deles consideram importante oferecer o cartão multibenefícios.


VR

21% das menções

Fundação 1977

Unidades uma, com cobertura em todo Brasil

Funcionários 700

Faturamento R$ 9 bilhões

Crescimento (2022) média de R$ 1 bilhão por ano

A VR é sinônimo de categoria em vale alimentação e vale refeição, e temos muito orgulho da nossa história. Lógico que desenvolvemos muitos outros benefícios e temos uma oferta muito mais ampla do que soluções relacionadas à alimentação, mas sabemos o quanto o os vales alimentaão e refeição são essenciais para o trabalhador, principalmente para a classe C.

Priscila Abondanza

diretora-executiva de experiência do cliente

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto dizia que a ​VR tem 6.549 funcionários e lucro líquido de R$ 9 bilhões. A empresa tem 700 trabalhadores e faturamento anual de R$ 9 bilhões.

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