Cerimonialista com 18 anos de experiência dá dicas para organizar um casamento sem gafes

Comida quente, bebida gelada e música boa são a fórmula básica de uma boa festa de casamento. "E os noivos na pista", completa a assessora, cerimonialista e professora de etiqueta Beatriz Barbosa de Castro Prado, 62, que atua há 18 anos no mercado.

Beatriz acompanha tudo de perto para garantir que essa combinação aconteça simultaneamente e sem percalços. No pacote mínimo, ela lida com quatro fornecedores, como espaço, decoração, bufê e serviço de bar e bebidas. Se ficar responsável pelo evento inteiro, o número pode chegar a 20, considerando segurança, gerador e serviço de valet.

Prancheta numa mão e rádio na outra, a cerimonialista está presente do começo ao fim da celebração. "Já tentei ir embora antes, mas não adianta. Fico em casa sofrendo."

O primeiro desafio é fazer o sonho caber no orçamento. As noivas veem cerimônias deslumbrantes na internet e querem fazer igual. "Na hora em que se dão conta do custo daquilo, levam um susto. Os sonhos não têm limites, mas os valores sim."

Ela reforça a importância de que a festa tenha a cara do casal. "É estranho se noivos descontraídos exagerarem na formalidade, colocarem garçons de luvas brancas e muita prataria. A recepção não pode ser antagônica ao perfil deles."

Muitos clientes procuram seus serviços depois de assistirem a um casamento feito por ela. Beatriz já chegou a organizar a união de oito pessoas da mesma família. "Consigo separar as situações, mesmo quando se trata de duas irmãs. As personalidades são diferentes." E o que toda noiva quer, sem exceção? "Glamour, emoção e animação", recita.

O casal quase sempre a procura já com uma ideia sobre a igreja e o espaço da festa. "Recomendo que os locais sejam próximos, senão algumas pessoas não irão à igreja. Tem muita gente que fala: 'Só para ver a noiva entrar?' Vou direto para a festa." Ela não concorda.

Mesmo tendo visto a cena inúmeras vezes, considera imperdível o momento em que soam os primeiros acordes da Marcha Nupcial (ainda a trilha sonora preferida) e a porta da igreja se abre. "Fico emocionada todas as vezes", assume.

A assessora só assina um contrato depois de encontrar a noiva pessoalmente. "Nunca mando uma proposta se não tomar um café antes. Gosto de sentir a pessoa. Porque se ela não gostar, só vai ver que não fez um bom negócio no dia da cerimônia. Aí, é tarde demais."

O casamento é um produto que, até a cerimônia, só existe na fantasia. "Outro dia, a mãe de uma noiva me disse assim: 'Você vende conversa'. Eu adorei, porque é isso mesmo."

*

13 dicas para não cansar a beleza da noiva nem dos convidados

1. Mande o "save the date" com seis meses de antecedência

2. Cheque os nomes dos convidados antes de mandar o convite. De nada vale uma caligrafia linda se estiver incorreta

3. Os amigos dos pais, que não fizeram parte da história do casal, não precisam entrar na lista. Senão a festa para 200 acaba virando para 400

4. Não precisa convidar todos os amigos dos noivos para serem padrinhos e madrinhas. Já vi cerimônias com 25 casais no altar

5. Saiba direcionar o orçamento para o que vai valorizar a festa. Tem forminha que custa mais caro que o próprio doce. Economize em itens assim e invista no DJ e na bebida. Vai valer mais a pena

6. Experimente vestidos até se sentir uma noiva dentro de um deles. Não adianta ir a uma costureira maravilhosa sem antes ter uma ideia do que você deseja

7. Sandálias de dedo oferecidas como lembrancinhas da cerimônia viraram quase uma necessidade. As mulheres vão à festa de salto 22 e já chegam pedindo por um par

8. Mimos do passado estão em alta. As amêndoas brancas e prateadas voltaram como recordações de festa

9. No dia do casamento, lembre-se de se alimentar. E tenha um cabeleireiro só para você

10. Elegante é chegar na hora. Os padres hoje são rigorosos: os minutos que você se atrasar serão descontados

11. Não estenda muito a sessão de fotos. Use no máximo meia hora e encerre ali as poses

12. Deixe o véu na cabeça para as fotos e tire logo depois. Se o vestido tiver cauda, tire também

13. Mesmo que os noivos sejam tímidos, devem dançar. Ali é momento de celebrar. A festa agradece: a pista bomba quando o casal chega

contato@eventosage.com.br, tel. 97448-9444

Ilustração: Giovani Flores
(articleGraphicCaption).
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 31/03/2019
    1. O Melhor de sãopaulo Noivas & Casamentos 2019 traz entrevistas com especialistas, tendências e dicas de serviço

      Os apaixonados dizem que é o dia mais feliz de suas vidas. O casamento perfeito parece um conto de fadas: a cerimônia emociona noivos e padrinhos, os convidados são bem servidos, a música anima a festa. Mas não existe mágica. Um enlace que corresponda às expectativas deve ter cada detalhe minuciosamente preparado.

  2. 30/03/2019
    1. Olhos marcantes e pele natural são curingas na hora de subir ao altar

      Maquiador Marcos Costa dá dicas para noivas, independentemente da idade.

    2. Bandas inovam nas apresentações e incluem acrobatas, malabaristas e temas clássicos do cinema em casamentos

      Acrobatas pendurados em tecidos, malabaristas em perna-de-pau, palhaços que parecem ter saído da literatura fantástica. Se para você essas atrações só caberiam num circo, é porque ainda não foi a uma festa de casamento produzida pela Felchak Produções.

    3. Cerimonialista com 18 anos de experiência dá dicas para organizar um casamento sem gafes

      Comida quente, bebida gelada e música boa são a fórmula básica de uma boa festa de casamento. "E os noivos na pista", completa a assessora, cerimonialista e professora de etiqueta Beatriz Barbosa de Castro Prado, 62, que atua há 18 anos no mercado.

    4. Diamantes, pérolas, safiras e topázios: confira joias para o dia do 'sim'

      Além das alianças, tiaras e braceletes também brilham em casamentos.

    5. Na praia, no campo ou na cidade: veja lugares com belos cenários para casar e passar a lua de mel longe de casa

      DESTINATION WEDDING

    6. Feiras apresentam novidades do setor casamenteiro e ajudam na hora de escolher lojas e fornecedores; veja calendário

      Casar São Paulo O shopping JK Iguatemi sedia a feira que tem um leque amplo de atividades, com desfiles, workshops, palestras e cerca de 80 expositores do ramo de casamento. É uma oportunidade para fazer negócios com todos os tipos de fornecedor em um só lugar.

    7. Menu vegano, pratos brasileiros e comidinhas na pista de dança são tendências em casamentos

      Os casamentos não são mais os mesmos. E os noivos comemoram. As formalidades e regras do ritual vêm perdendo espaço para uma cerimônia descontraída, em que a diversão é a palavra de ordem.

    8. Miniweddings em restaurantes transformam casamentos em celebrações gastronômicas

      Os casamentos em formato compacto, conhecidos como miniweddings, vieram para ficar. Em São Paulo, cresce o número de restaurantes e hotéis que investem em espaços exclusivos para realizar cerimônias.

    9. Confira empresas que montam serviço de bar para festas de casamentos

      Profissionais preparam dos drinques mais modernos às clássicas caipirinhas em casamentos.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade