Veja vídeo com passo-a-passo do pargo marinado de André Mifano

Gui Gomes/Folhapress
O Chef Andre Mifano em sua residencia, preparou o prato Pargo Marinado para o especial O Melhor de Sao Paulo 2016 (foto Gui Gomes/Folhapress

"Pra ser chef, você não precisa ter uma avó que cozinhava muito", diz André Mifano, com a sinceridade que lhe é peculiar. Toda essa transparência marcou presença, ao lado de Claude Troisgros e Felipe Bronze, no reality show "The Taste Brasil", sucesso que acaba de confirmar sua terceira temporada no GNT.

Nos últimos tempos, ser cozinheiro se tornou pop. Eles estão nos livros, na TV, nos comerciais. "Crianças me abordam na rua. É uma profissão em que elas prestam atenção", diz Mifano.

Mas não era assim quando ele começou. "Eu fazia meu próprio arroz com ovo para comer", lembra. Em 1999, aos 18 anos, tornou-se pia no Mellão Cucina d'Autore, do chef Hamilton Mellão. Para quem não sabe, pia é a função de quem lava a louça –o primeiro degrau na escala de hierarquia.

Era um trabalho para pagar contas e juntar dinheiro. Mas ele foi fisgado pela boca e acabou indo cursar a Le Cordon Bleu londrina. Tudo parecia perfeito, mas ao fim do curso não conseguia emprego aqui. "Achei que ia encontrar filas querendo me contratar. Você volta achando que é o cara e não é", brinca.

Até que foi convidado por Benny Novak para ser subchef do Tappo, casa de menu italiano. A mesma especialidade de seu primeiro restaurante, o Vito, aberto em 2008, do qual não é mais sócio.

Prestes a inaugurar uma nova casa, defende uma nova forma de fazer comida: "Simplicidade, receitas que todo mundo entende e com os produtos que se tem à mão". No espírito, menos é mais.

video

PARGO MARINADO

  • Rende 4 porções
  • Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
- 6 colheres (sopa) de sal
- ¼ de xícara (chá) de açúcar
- 1 pargo em filés sem pele
- 20 g de polpa de murici misturado com ½ colher (sopa) de mostarda de Dijon
- 1 colher (sopa) de ovas de salmão
- 2 folhas de nori temperadas com wasabi

Preparo
Misture o sal e açúcar e deixe os filés marinarem por 30 minutos.Tire todo o sal e açúcar do peixe com ajuda de um guardanapo.

Fatie o filé fazendo cortes finos, como um sashimi, no sentido do comprimento, com a faca levemente inclinada.

Coloque, por cima de cada pedaço, a mistura de murici e mostarda de Dijon. Finalize o prato com a alga e as ovas e sirva

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade