Paulistanos consideram 'app' do Itaú o melhor aplicativo de banco, aponta Datafolha

O Itaú foi a empresa mais citada na categoria "Aplicativo de banco" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 37% das menções.

Um banco na palma da mão. É assim que o Itaú Unibanco se relaciona com os 8 milhões de clientes usuários de seu aplicativo bancário, mencionado por 37% dos entrevistados das classes A e B de São Paulo.

"Não determinamos da nossa cabeça qual a próxima funcionalidade ou melhoria que será feita no aplicativo. Ouvimos o cliente com frequência e atenção. O resultado é ele ficar satisfeito porque estamos fazendo o que pede na velocidade em que pede", explica Lívia Chanes, diretora do Itaú Unibanco.

A categoria aplicativo de banco foi avaliada neste ano pela primeira vez na pesquisa. O produto do Itaú foi citado por 43% das pessoas de 26 e 40 anos, 41% das mais escolarizadas, 61% das que têm renda familiar mensal acima de 20 salários mínimos e 44% da região central da cidade.

O percentual dos que não sabem ou não se lembram de nenhuma marca é 19%.

O número de clientes (pessoas físicas) que utilizam o aplicativo do Itaú passou de 3,7 milhões, em 2014, para 6,8 milhões neste ano. Se somados às pessoas jurídicas (empresas), chega a 8 milhões de usuários.

A maior parte deles utiliza o app no celular e menos de 300 mil acessam via tablets.

Somente no primeiro trimestre deste ano, esses clientes fizeram 1,2 bilhão de transações pelo smartphone. No Internet Banking, foram 2,6 bilhões de operações.

O avanço do celular na relação dos clientes com os bancos é apontado como uma tendência crescente nas pesquisas da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e em breve deve ser o canal preferido, segundo especialistas e executivos do setor.

Não à toa, a tendência se consolida. O número de smartphones em uso no Brasil deve se igualar ao de habitantes em outubro deste ano, segundo projeção da FGV (Fundação Getulio Vargas) —atualmente, o país tem cerca de 207 milhões de pessoas. A projeção é de que quantidade de celulares chegue a 236 milhões em 2018.

Dados da federação dos bancos mostram que o "mobile banking" já é o canal preferido pelos clientes para fazer transações. Foram 21,9 bilhões de operações bancárias efetuadas pelo celular em 2016 —aumento de 96% em relação ao ano anterior. A pesquisa considera as informações de 17 bancos.

No final de 2016, o Itaú Unibanco lançou uma versão "light" de seu aplicativo para atrair clientes de menor renda que possuem aparelhos com menos recursos operacionais e menor capacidade de armazenamento.

"A ideia é ter um app mais leve que ajude esse público a se digitalizar. Há desafios ainda enormes no processo de digitalização no país. Mas já estamos vendo mês a mês essa migração [do físico para o digital], principalmente com os clientes que optam pelo aplicativo light", diz Wagner Sanches, diretor-executivo de canais digitais do banco.

Com jovens aprendizes trabalhando nas agências, a instituição incentiva a inclusão digital bancária de quem que procura atendimento nos postos físicos. "Clientes em dificuldade para baixar o aplicativo ou fazer uma operação no celular são auxiliados por esses jovens. É como se estivessem ajudado a tirar a rodinha da bicicleta para que possam seguir o seu caminho", afirma Livia

Desde 1983, quando o Itaú instalou o primeiro caixa eletrônico no Brasil, o processo de modernização só avança. Em 2013, o banco criou a agência digital, com atendimento on-line e horário estendido. No final do ano passado, o banco lançou um aplicativo de abertura de conta corrente pelo celular. Desde então são 100 mil contas digitais abertas, movimentadas por apps no celular.

*

Itaú
Fundação: 1944
Unidades: 5.013 agências e postos de atendimento (mais de 500 deles na capital paulista)
itau.com.br

*

Wagner Sanches, diretor-executivo de canais digitais do Itaú Unibanco

Qual a meta de migração para o digital?
Quantos mais colocamos o banco dentro do celular, mais facilitamos a vida do cliente e por consequência aumentamos a adesão.

Qual o perfil dos que usam o app?
Há desde os clientes que chamamos do segmento de "entrada" aos do Personnalité, de maior renda que tem serviços como consultoria de investimentos. Hoje já se comunicam por videoconferência no Internet Banking.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade