Com expansão à vista, Óticas Carol começam a conquistar público masculino

A Óticas Carol foi a empresa mais citada na categoria "Ótica" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 31% das menções.

Ninguém se desloca, a pé, mais de três ou quatro quadras para comprar um óculos", afirma Ronaldo Pereira, presidente da Óticas Carol. A premissa justifica a presença massiva da rede pelo Brasil. São 973 lojas, com a meta de chegar a 1.120 até o fim deste ano. Só em São Paulo são 122 unidades.

Em um país com mais de 5.500 cidades, ainda é pouco para dar ao consumidor a comodidade que a marca almeja desde que abriu suas duas primeiras lojas, em Sorocaba (SP), 20 anos atrás. Mas o alcance da rede já é suficiente para fazer a ótica ser a mais lembrada pelos paulistanos das classes A e B entrevistados pelo Datafolha: 31%.

A Carol tem como meta estar perto da sua casa, do seu trabalho, do seu médico e dentro do shopping que você frequenta. Mas sua estratégia de crescimento não está ligada só à quantidade. A expansão veio aliada a uma significativa mudança na forma de o cliente encarar o uso de óculos. Essa relação, que era estritamente médica há dez anos, hoje tem a ver com estilo e personalidade.

Até os homens, que, segundo Pereira, ainda são consumidores de produtos tradicionais, têm sido mais ousados: "À medida que percebem preços mais acessíveis, eles se sentem dispostos a investir no look", opina.

Hoje, 65% do público é formado por mulheres e 35%, por homens. A marca foi a mais lembrada pelas mulheres na pesquisa Datafolha: 35%, contra 25% dos homens. Destacou-se também entre aqueles que recebem até dez salários mínimos (32%).

A Óticas Carol (dos fundos 3i Group, Neuberger Berman e Siguler Guff & Company) está em processo de venda para o grupo italiano Luxottica por R$ 368,6 milhões, o que deve ser concluído até o fim deste semestre. "O nosso objetivo para os próximos cinco anos é chegar a cerca de 2.000 lojas", calcula Pereira.

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Óticas Carol
Fundação: 1997
Unidades: 973 (122 delas na capital paulista)
oticascarol.com.br

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Ronaldo Pereira, presidente da Óticas Carol

Existe alguma diferença entre as lojas de SP e as do resto do país?
Não, estão todas no mesmo padrão. A gente gosta e incentiva que seja uma marca nacional, mas permitimos ações locais, que criam uma proximidade muito grande do consumidor, já que temos pelo menos cinco ou seis Brasis diferentes dentro de um.

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  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

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