Transporte preferido dos paulistanos, Metrô busca entregar novas estações neste ano

O Metrô foi a empresa mais citada na categoria "Transporte" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 57% das menções.

Pelo terceiro ano seguido, o Metrô foi eleito o melhor serviço de transporte da cidade de São Paulo, com 57%, segundo pesquisa Datafolha.

A empresa tem sua melhor avaliação entre pessoas com ensino superior (64%) e 41 anos ou mais (62%). A região central, repleta de estações, foi a área com o maior número de citações na pesquisa: 63%.

Apesar de circular boa parte do dia com trens lotados, o Metrô tem assistido a uma queda no total de passageiros transportados. A média diária, no ano passado, foi de 3,7 milhões, 2,4% a menos do que em 2015.

A expectativa é que a abertura de novas estações em 2017, depois de dois anos sem novidades, ajude a desafogar as linhas atuais e, ao mesmo tempo, a atrair mais público.

Para este ano, está prevista a entrega da extensão da linha 5-lilás até a Chácara Klabin, onde haverá conexão com a 2-verde. A inauguração será feita em duas etapas: em julho, devem ser abertas as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Em dezembro, outras seis. Para o mesmo mês, também é esperado o início das operações das paradas Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire, da linha 4-amarela.

"Fazemos um acompanhamento diário junto às empresas para evitar atrasos nas obras", diz Paulo Menezes, presidente do Metrô.

A empresa, que começou a operar em 1974 com a ligação entre Jabaquara e Vila Mariana, promete ainda resolver uma queixa frequente dos usuários: as filas para o carregamento do bilhete único. Ainda neste ano, pretende começar a operar um serviço próprio de recarga.

*

Metrô
Fundação: 1968 (começou a operar em 1974)
Extensão: 78,3 km de trilhos
metro.sp.gov.br

*

Paulo Menezes, presidente do Metrô

Como garantir que as obras sejam entregues no prazo?
Tem que contratar e ficar em cima. Nossa gestão é diária. Por exemplo: amanhã o cara tem que instalar cabos. Se não instalar, depois de amanhã preciso saber o que aconteceu. Muitas empresas do setor estão usando dinheiro de uma obra para tapar buraco em outra e, aí, não conseguem cumprir as obrigações. Às vezes, o cara não consegue pagar o fornecedor dele por falta de capital de giro. Então, passo até a conversar, dentro de um limite, com o fornecedor, para que ele não falhe a entrega e não atrase o empreendimento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade