Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.
Foi esse cenário que a Tok&Stok sacudiu ao surgir no país em 1978, fundada pelo casal francês Régis e Ghislaine Dubrule, em um imóvel na avenida São Gabriel, no Jardim Paulista, zona oeste paulistana.
Na loja, tudo que está exposto pode ser adquirido. O cliente visualiza cozinhas, salas, escritórios e quartos montados. Pode escolher entre comprar um tapete, um jogo completo de pratos ou só uma caneca. Para itens maiores, como sofá ou cama, o tempo de entrega prometido é de até três ou quatro dias, na capital paulista.
A rede é considerada inovadora por aliar peças com design arrojado à pronta-entrega. A fórmula ainda dá certo: a empresa foi considerada, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor loja de design e decoração de São Paulo, sendo citada por 13% dos entrevistados pelo Datafolha das classes A e B. A aprovação sobe para 17% entre os paulistanos com nível superior completo.
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CRIAÇÃO PRÓPRIA
Para Daniel Nishiwaki, presidente da ADP (Associação Nacional de Designers de Produto), o trunfo da marca é a estratégia de investimento em design. "Muitas lojas falam sobre essa cultura, mas elas não têm. Na Tok&Stok, vários designers, nacionais e internacionais, assinam os produtos", diz ele.
A parceria mais recente foi com os irmãos Campana —pdesde o início de maio, os móveis da coleção "Assimétrica", lançados sob a assinatura do famoso duo brasileiro, podem ser encontrados na rede.
Há pouco tempo, Mauricio de Sousa também assinou uma coleção que estampa canecas, aventais, pratos e copos com os personagens da Turma da Mônica.
São detalhes que agregam valor ao produto e fazem a marca se destacar na lembrança do paulistano. "Muda a percepção de valor do consumidor. Se ele encontra um móvel igual e mais barato em outro lugar, ele compra em outro lugar. Mas, se é exclusivo, não", avalia Nishiwaki.
É com essa carta na manga, também, que a Tok&Stok atravessou a crise econômica de 2016 relativamente imune e manteve os planos de expansão, passando de 50 para 53 lojas no país.
"Estamos esperançosos, temos um cenário otimista pela frente", afirma o diretor de planejamento comercial da rede, Nilo Signorini. A ideia, segundo ele, é abrir mais três unidades ainda neste ano.
Para seguir com o crescimento no Estado, a empresa aposta em lojas compactas, de até mil metros quadrados, onde o cliente encontra praticamente tudo o que está disponível nos outros espaços da rede (exceto os grandes móveis, oferecidos em catálogos virtuais), repetindo o padrão das unidades tradicionais.
"Temos uma preocupação muito grande com a experiência de compra. Existe toda uma ciência por trás", afirma Signorini.
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Tok&Stok
Fundação: 1978
Unidades: 53 lojas (12 delas na capital paulista)
tokstok.com.br
10 produtos são lançados todos os dias, entre móveis, acessórios e novas cores.
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Nilo Signorini, diretor de planejamento comercial da Tok&Stok
"Não queremos fazer só um showroom de móveis, mas sim criar uma decoração que remeta às casas das pessoas. Cada ambiente tem uma história para contar."