Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

A Tok&Stok foi a empresa mais citada na categoria "Loja de decoração e design" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 13% das menções.

Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

Foi esse cenário que a Tok&Stok sacudiu ao surgir no país em 1978, fundada pelo casal francês Régis e Ghislaine Dubrule, em um imóvel na avenida São Gabriel, no Jardim Paulista, zona oeste paulistana.

Na loja, tudo que está exposto pode ser adquirido. O cliente visualiza cozinhas, salas, escritórios e quartos montados. Pode escolher entre comprar um tapete, um jogo completo de pratos ou só uma caneca. Para itens maiores, como sofá ou cama, o tempo de entrega prometido é de até três ou quatro dias, na capital paulista.

A rede é considerada inovadora por aliar peças com design arrojado à pronta-entrega. A fórmula ainda dá certo: a empresa foi considerada, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor loja de design e decoração de São Paulo, sendo citada por 13% dos entrevistados pelo Datafolha das classes A e B. A aprovação sobe para 17% entre os paulistanos com nível superior completo.

*

CRIAÇÃO PRÓPRIA

Para Daniel Nishiwaki, presidente da ADP (Associação Nacional de Designers de Produto), o trunfo da marca é a estratégia de investimento em design. "Muitas lojas falam sobre essa cultura, mas elas não têm. Na Tok&Stok, vários designers, nacionais e internacionais, assinam os produtos", diz ele.

A parceria mais recente foi com os irmãos Campana —pdesde o início de maio, os móveis da coleção "Assimétrica", lançados sob a assinatura do famoso duo brasileiro, podem ser encontrados na rede.

Há pouco tempo, Mauricio de Sousa também assinou uma coleção que estampa canecas, aventais, pratos e copos com os personagens da Turma da Mônica.

São detalhes que agregam valor ao produto e fazem a marca se destacar na lembrança do paulistano. "Muda a percepção de valor do consumidor. Se ele encontra um móvel igual e mais barato em outro lugar, ele compra em outro lugar. Mas, se é exclusivo, não", avalia Nishiwaki.

É com essa carta na manga, também, que a Tok&Stok atravessou a crise econômica de 2016 relativamente imune e manteve os planos de expansão, passando de 50 para 53 lojas no país.

"Estamos esperançosos, temos um cenário otimista pela frente", afirma o diretor de planejamento comercial da rede, Nilo Signorini. A ideia, segundo ele, é abrir mais três unidades ainda neste ano.

Para seguir com o crescimento no Estado, a empresa aposta em lojas compactas, de até mil metros quadrados, onde o cliente encontra praticamente tudo o que está disponível nos outros espaços da rede (exceto os grandes móveis, oferecidos em catálogos virtuais), repetindo o padrão das unidades tradicionais.

"Temos uma preocupação muito grande com a experiência de compra. Existe toda uma ciência por trás", afirma Signorini.

*

Tok&Stok
Fundação: 1978
Unidades: 53 lojas (12 delas na capital paulista)
tokstok.com.br
10 produtos são lançados todos os dias, entre móveis, acessórios e novas cores.

*

Nilo Signorini, diretor de planejamento comercial da Tok&Stok

"Não queremos fazer só um showroom de móveis, mas sim criar uma decoração que remeta às casas das pessoas. Cada ambiente tem uma história para contar."

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade