Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

Mario Coelho/Divulgação
Camila Massari, diretora de planejamento, João Livi, presidente, e Philippe Degen, diretor de criação da Talent Marcel
Camila Massari, diretora de planejamento; João Livi, presidente; e Philippe Degen, diretor de criação da Talent Marcel

Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

Um gaúcho de Porto Alegre, um paulistano da Bela Vista e uma carioca do Maracanã, João Livi, 52, Philippe Degen, 35, e Camila Massari, 32, respectivamente, presidente, diretor de criação e diretora de planejamento da Talent Marcel, comandam uma agência que, desde a própria formação, congrega uma variedade de olhares capazes de traduzir o espírito da mais cosmopolita metrópole brasileira.

Com 37 anos de mercado, a Talent se associou, há dois anos, à agência francesa Marcel, presente em Paris, Nova York, México, Xangai e Sydney —ambas as empresas fazem parte do Grupo Publicis, o terceiro maior de comunicação do planeta.

Entre as campanhas mais famosas criadas pela Talent estão a da Brastemp, a do Posto Ipiranga e a da Net, todas transformadas em verdadeiros bordões nacionais. Se "Não é assim uma Brastemp" e "Tem Net e tem tipo Net" atiçam o desejo do consumidor, explorando com maestria a diferença qualitativa entre os produtos, "Pergunta lá no Posto Ipiranga" consagrou-se como inspiração bem-humorada nas redes sociais.

Não foi à toa que conquistou por cinco vezes o prêmio de "Agência do Ano" no Caboré, eleição de reconhecimento feita pelo mercado. Foi também a Talent que emplacou o maior número de categorias premiadas na pesquisa Datafolha que originou esta edição especial de "O Melhor de sãopaulo - Serviços": Drogaria São Paulo, Lojas Americanas e Posto Ipiranga.

Ocupando o 14º andar de uma envidraçada torre comercial na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo, hoje a agência conta com uma equipe de 240 colaboradores. João, Philippe e Camila receberam o desafio de se debruçar sobre o que a cidade, como cenário democrático, pode oferecer para a criação. Escolheram cinco ambientes estratégicos. Vamos a eles!

*

Folhapress
Vista do edifício Altino Arantes do alto do Martinelli, no Centro de São Paulo. Para a seção Copie e Cole do Morar ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Vista do edifício Altino Arantes do alto do Martinell

A MADRUGADA

"São Paulo é uma cidade de dia e outra à noite. São faunas completamente diferentes. Depois que muitos viram abóbora, feiras, passeios organizados, snookers, lanchonetes, teatros, museus e outros pontos de interesse passam a funcionar. Seria interessante para uma marca jovem como a Uber propor esse safári urbano pela noite paulistana, com dicas do que fazer e descontos exclusivos para essa hora do rush às avessas"

*

Eduardo Knapp/Folhapress
ORG XMIT: 151801_1.tif Arquitetura: vista da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, arquiteta italiana naturalizada brasileira, no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP). (São Paulo (SP), 09.01.2006. 15h00. Foto de Eduardo Knapp/Folhapress. Digital)
Vista da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi no bairro do Morumbi

CASA DE VIDRO LINA BO BARDI

"É a casa dos sonhos de qualquer um. O lugar é incrível. E está aberto a visitações para quem se interessa por arquitetura e design. Ideal para produtos sofisticados, como carros esportivos, ternos italianos, uísque. Ou então, para 90% de nós seres humanos que não podemos ter tudo aquilo, daria uma campanha de loteria"

*

Felipe Gabriel/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 25-05-2017, ADUS instituto de reintegração de refugiados que fica na na Avenida São João, 313(Foto Felipe Gabriel/Folhapress)***EXCLUSIVO REVISTA***
ONG ADUS, instituto de reintegração de refugiados que fica no centro da cidade

ONG ADUS - INSTITUTO DE REINTEGRAÇÃO DO REFUGIADO
"São Paulo não chega a ser um destino disputado pelos refugiados como a Europa, mas a gente também está no mapa deles. Nos últimos anos, recebemos sírios, nigerianos, venezuelanos. Claro que muitos chegam aqui com alguma condição, já encaminhados, mas outros só vêm com a roupa do corpo. Poderia ser uma campanha institucional, boa para alguma escola de idiomas oferecer cursos de português para essas pessoas"

*

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 12-01-2017: ***Especial Cidade Ociosa. Aniversario de Sao Paulo***. Espaco com bancos para o publico no vao livre da Praca das Artes no centro de SP (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, COTIDIANO).
Espaço com bancos para o público no vão livre da Praça das Artes

PRAÇA DAS ARTES
"É um lugar dedicado à música, ao teatro, à dança e às exposições. É lindo, urbano, culto e pouca gente conhece. São Paulo anda carente de programas culturais. É só ver como as boas exposições pela cidade costumam formar filas quilométricas. Mas, enfim, além de borbulhar conhecimento, esse lugar também é muito elegante para os olhos. Qualquer marca que queira ser vista como descolada deveria fazer uma campanha lá"

*

Gui Gomes/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil, 02-04-207: Movimentação da Avenida Paulista num domingo. (foto Gui Gomes/Folhapress)
Movimentação da Avenida Paulista num domingo

DOMINGO NA PAULISTA
"É um passeio divertido. Dar uma volta na avenida no domingão torna-se um programa básico. Principalmente pelos artistas de rua. A cada quarteirão é possível ouvir um tipo de som: do rock metal pesado ao gospel. E como a avenida Paulista é a nossa praia, uma cerveja poderia patrocinar esse show dominical a céu aberto. Deixar os caras mais profissionais. Fornecer palcos, caixas de som, instrumentos bacanas e cervas geladas. Baita programa para o domingo, hein?"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade