Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira
Mario Coelho/Divulgação | ||
Camila Massari, diretora de planejamento; João Livi, presidente; e Philippe Degen, diretor de criação da Talent Marcel |
Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.
Um gaúcho de Porto Alegre, um paulistano da Bela Vista e uma carioca do Maracanã, João Livi, 52, Philippe Degen, 35, e Camila Massari, 32, respectivamente, presidente, diretor de criação e diretora de planejamento da Talent Marcel, comandam uma agência que, desde a própria formação, congrega uma variedade de olhares capazes de traduzir o espírito da mais cosmopolita metrópole brasileira.
Com 37 anos de mercado, a Talent se associou, há dois anos, à agência francesa Marcel, presente em Paris, Nova York, México, Xangai e Sydney —ambas as empresas fazem parte do Grupo Publicis, o terceiro maior de comunicação do planeta.
Entre as campanhas mais famosas criadas pela Talent estão a da Brastemp, a do Posto Ipiranga e a da Net, todas transformadas em verdadeiros bordões nacionais. Se "Não é assim uma Brastemp" e "Tem Net e tem tipo Net" atiçam o desejo do consumidor, explorando com maestria a diferença qualitativa entre os produtos, "Pergunta lá no Posto Ipiranga" consagrou-se como inspiração bem-humorada nas redes sociais.
Não foi à toa que conquistou por cinco vezes o prêmio de "Agência do Ano" no Caboré, eleição de reconhecimento feita pelo mercado. Foi também a Talent que emplacou o maior número de categorias premiadas na pesquisa Datafolha que originou esta edição especial de "O Melhor de sãopaulo - Serviços": Drogaria São Paulo, Lojas Americanas e Posto Ipiranga.
Ocupando o 14º andar de uma envidraçada torre comercial na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo, hoje a agência conta com uma equipe de 240 colaboradores. João, Philippe e Camila receberam o desafio de se debruçar sobre o que a cidade, como cenário democrático, pode oferecer para a criação. Escolheram cinco ambientes estratégicos. Vamos a eles!
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Folhapress | ||
Vista do edifício Altino Arantes do alto do Martinell |
A MADRUGADA
"São Paulo é uma cidade de dia e outra à noite. São faunas completamente diferentes. Depois que muitos viram abóbora, feiras, passeios organizados, snookers, lanchonetes, teatros, museus e outros pontos de interesse passam a funcionar. Seria interessante para uma marca jovem como a Uber propor esse safári urbano pela noite paulistana, com dicas do que fazer e descontos exclusivos para essa hora do rush às avessas"
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Eduardo Knapp/Folhapress | ||
Vista da Casa de Vidro de Lina Bo Bardi no bairro do Morumbi |
CASA DE VIDRO LINA BO BARDI
"É a casa dos sonhos de qualquer um. O lugar é incrível. E está aberto a visitações para quem se interessa por arquitetura e design. Ideal para produtos sofisticados, como carros esportivos, ternos italianos, uísque. Ou então, para 90% de nós seres humanos que não podemos ter tudo aquilo, daria uma campanha de loteria"
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Felipe Gabriel/Folhapress | ||
ONG ADUS, instituto de reintegração de refugiados que fica no centro da cidade |
ONG ADUS - INSTITUTO DE REINTEGRAÇÃO DO REFUGIADO
"São Paulo não chega a ser um destino disputado pelos refugiados como a Europa, mas a gente também está no mapa deles. Nos últimos anos, recebemos sírios, nigerianos, venezuelanos. Claro que muitos chegam aqui com alguma condição, já encaminhados, mas outros só vêm com a roupa do corpo. Poderia ser uma campanha institucional, boa para alguma escola de idiomas oferecer cursos de português para essas pessoas"
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Eduardo Knapp/Folhapress | ||
Espaço com bancos para o público no vão livre da Praça das Artes |
PRAÇA DAS ARTES
"É um lugar dedicado à música, ao teatro, à dança e às exposições. É lindo, urbano, culto e pouca gente conhece. São Paulo anda carente de programas culturais. É só ver como as boas exposições pela cidade costumam formar filas quilométricas. Mas, enfim, além de borbulhar conhecimento, esse lugar também é muito elegante para os olhos. Qualquer marca que queira ser vista como descolada deveria fazer uma campanha lá"
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Gui Gomes/Folhapress | ||
Movimentação da Avenida Paulista num domingo |
DOMINGO NA PAULISTA
"É um passeio divertido. Dar uma volta na avenida no domingão torna-se um programa básico. Principalmente pelos artistas de rua. A cada quarteirão é possível ouvir um tipo de som: do rock metal pesado ao gospel. E como a avenida Paulista é a nossa praia, uma cerveja poderia patrocinar esse show dominical a céu aberto. Deixar os caras mais profissionais. Fornecer palcos, caixas de som, instrumentos bacanas e cervas geladas. Baita programa para o domingo, hein?"