Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

A Cobasi foi a empresa mais citada na categoria "Pet shop" por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 15% das menções.

Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

A ideia que o ambiente transmite ao cliente de estar inserido na natureza é um alívio para quem sai do trânsito caótico da via expressa —e remete à paisagem que um dia fez parte da região, em frente ao rio.

Se o acelerado processo de urbanização das últimas décadas afastou o paulistano da natureza, o morador da cidade tem cada vez mais alternativas para criar bichos de estimação, praticar jardinagem e curtir uma piscina no conforto de seu lar. E é exatamente isso que a Cobasi oferece.

"Não vendemos apenas ração. Trazemos o conceito 'tudo para sua casa': jardim, piscina e animais", afirma Ricardo Nassar, 46, sócio-diretor da empresa.

Talvez por isso, pelo terceiro ano seguido, as pessoas ouvidas pelo Datafolha tenham citado a Cobasi como melhor pet shop da cidade —15% dos entrevistados, com percentuais de 28% na zona oeste e 27% na sul.

"A Cobasi não é só um pet shop, é um destino. O objetivo é que o cliente não vá até uma de nossas lojas apenas para comprar, mas que ele se sinta bem ali. A ideia é mexer com o prazer, a emoção das pessoas", diz.

De fato, é difícil não se encantar em uma das lojas. Além dos animais à venda, como pássaros, peixes e chinchilas, a variedade de produtos é enorme. Tem carrinho para hamster (sim, para colocar seu hamster dentro e sair para um passeio), coleira peitoral de diversos tamanhos para roedores, ofurô para cachorro, uma infinidade de brinquedinhos para cães e gatos e até um divã em miniatura, caso seu pet se sinta incompreendido com tantos mimos.

A rede atinge 21% de menções entre os paulistanos da classe A, 22% entre os que recebem mais de 20 salários mínimos e 18% na fatia que tem nível superior de ensino.

O padrão das lojas, de corredores amplos e bem iluminados, com muitas flores à venda, pouco lembra a primeira unidade da rede, aberta em 1985, na Vila Leopoldina. O estabelecimento vendia produtos agropecuários para os fazendeiros e sitiantes que passavam pela região, próxima às rodovias Castelo Branco, Bandeirantes e Anhanguera.

Atualmente, a empresa tem 42 estabelecimentos no Estado de São Paulo, sendo 17 deles na capital. Além de três unidades no Rio de Janeiro, uma em Curitiba (PR) e uma em Porto Alegre (RS). Também há a loja on-line, que entrega produtos em todo o país.

Em 2017, a Cobasi criou novos empreendimentos na avenida Braz Leme, em São Bernardo do Campo e em Campinas. Pretende abrir mais 12 lojas até o fim do ano.

*

Cobasi
Fundação: 1985
Unidades: 47 (17 delas na capital paulista)
cobasi.com.br
20 mil animais foram adotados em feiras apoiadas pela Cobasi

*

Ricardo Nassar, sócio-diretor da Cobasi

A crise fez a rede desacelerar?
Não. Muitas concessionárias fecharam e surgiu a oportunidade de abrir novas unidades. O preço da locação também caiu. O espaço da avenida Braz Leme era uma Chevrolet, por exemplo. De dois anos para cá, crescemos 14% em lojas abertas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 28/05/2017
    1. Ipiranga é citado como melhor posto de gasolina de São Paulo, mostra pesquisa Datafolha

      Qual é o posto de gasolina preferido do paulistano? Essa nem o matuto Batata, com seu cesto de palha, saberia responder de supetão. Mas o famoso personagem, que dá a mesma resposta a todos os problemas, acertaria se mantivesse sua réplica habitual: Posto Ipiranga.

    2. Cobasi é a pet shop preferida dos paulistanos, diz pesquisa Datafolha

      Um mural do artista Eduardo Kobra ocupa toda a parte superior de uma parede na loja da Cobasi da marginal Tietê. A pintura, que representa floresta, cachoeiras e o mar ao fundo, combina com o jardim de inverno, com fonte de água e carpas, na entrada do imóvel.

    3. Sem Parar é citado como melhor pedágio eletrônico por 23% dos paulistanos, aponta Datafolha

      Em uma cidade com 8,4 milhões de veículos, é difícil não topar em algum momento com o Sem Parar. Presente em todas as estradas do Estado, em shoppings, hospitais e aeroportos, a empresa venceu pelo terceiro ano a categoria melhor pedágio eletrônico (23%).

    4. Quatro varejistas dividem a preferência dos paulistanos como melhor loja de departamento

      Elas expandem suas lojas em ritmo acelerado, investem cada vez mais no mundo digital e inovam para acompanhar o consumidor na velocidade da internet. Quatro das maiores varejistas do país —Renner, Lojas Americanas, C&A e Casas Bahia— têm mais um ponto em comum: foram escolhidas como as melhores lojas de departamento de São Paulo.

    5. Leroy Merlin e C&C investem no comércio eletrônico e se dividem no gosto dos paulistanos

      O mundo digital está cada vez mais concreto, pelo menos nas grandes redes de material de construção. De olho no consumidor que compra pela internet, C&C e Leroy Merlin investem pesado em suas plataformas de e-commerce. Inovações e proximidade do cliente que refletiram na pesquisa Datafolha: as duas empataram com 21% (Leroy Merlin) e 20% (C&C) das menções.

    6. Três publicitários elegem cinco pontos de São Paulo para campanhas; confira

      Como o mais importante polo de publicidade e propaganda da América do Sul, São Paulo reflete a diversidade de um país de proporções continentais, onde convivem diferentes gostos, costumes e manifestações multiculturais.

    7. Para design e decoração, paulistanos elegem Tok&Stok como melhor opção entre lojas

      Mobiliar e decorar uma casa, até o fim dos anos 1970, não era tarefa fácil. Se você gostava de uma cadeira, mas não queria a mesa de jantar "combinando", uma pena —ou levava o jogo todo, ou não levava nada. Além disso, era preciso esperar semanas, ou até meses, para os móveis serem entregues em casa.

    8. Ri Happy é a loja infantil mais citada por paulistanos em pesquisa Datafolha

      Visitar uma loja de brinquedos é uma experiência e tanto: uma profusão de cheiros e cores que desperta a curiosidade, e dá-lhe vasculhar estantes, do chão ao teto, ainda que só para brincar de brincar.

    9. Cenário de crise favorece reposicionamento das marcas

      O levantamento de 2017 sobre os melhores serviços da cidade de São Paulo, feito pelo Datafolha, revela mudanças no quadro de avaliação das marcas que dominam o imaginário do consumidor. Em movimento oposto às tendências do ano passado, a taxa de entrevistados que alegam desconhecimento cai expressivamente nas categorias que possibilitam comparação com as tomadas anteriores.

    10. Mesmo em tempos de crise, setor de serviços cresce em São Paulo e amplia opções

      Um dos grandes compositores brasileiros, autor de canções como "Tereza da Praia", o paraense Billy Blanco (1924-2011) lançou em 1974 "Sinfonia Paulistana", com 14 músicas em homenagem à cidade. Entre elas, estava "Amanhecendo", do célebre refrão "Vambora, vambora, olha a hora".

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade