Com novos cafés e quitutes típicos do Brasil, Starbucks é a preferida entre público jovem de SP
Empresa foi a mais citada na categoria cafeteria por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 14% das menções.
Ao entrar em uma Starbucks, o cheiro de café aguça o seu olfato. Muffins atraem olhares para a bancada de quitutes. Finalizado o pedido, ele é entregue ao cliente pelo nome.
O público varia de engravatados tomando café a um casal bebericando um frappuccino, passando por um jovem absorto pelo celular, abocanhando um croissant.
Talvez seja essa aura que abraça tanto a reunião de negócios quanto um despretensioso encontro entre amigos o que atrai o paulistano para a cafeteria, considerada a melhor da cidade por 14% dos entrevistados pelo Datafolha. O índice sobre para 36% entre os mais jovens, com até 25 anos.
Para conquistar tantos clientes, a rede americana, nascida nos anos 1970, incorporou hábitos brasileiros. O expresso ganhou versões com brigadeiro e churros, deixou o copo de papel de lado e chega à mesa em xícara de porcelana. O pão de queijo fez tanto sucesso que passou a ser vendido em lojas de outros países da América Latina. O pão na chapa, adorado pelos paulistanos, foi incorporado ao cardápio do café da manhã.
Chegar mais perto do consumidor também se tornou um dos objetivos da rede. No ano passado, a empresa inaugurou uma loja em estação de metrô –a Antero de Quental, no Rio–, e abriu sua primeira unidade em uma rodovia, no km 58 da rodovia dos Bandeirantes, aqui em São Paulo.
Em março, a Starbucks Brasil passou a ter sua operação terceirizada pela South Rock, empresa estabelecida no país, mas comandada por americanos. Até então, as 113 lojas brasileiras eram administradas pela matriz.
Nada muda, entretanto, o propósito de expandir. "Somos uma marca global que busca ser localmente relevante", diz a gerente sênior de marketing da marca, Sandra Collier. "Vamos continuar trabalhando para alcançar e superar as metas para 2018."
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Sandra Collier, gerente sênior de marketing da Starbucks Brasil
"Sabemos que o brasileiro é apaixonado por café e, por isso, buscamos adaptar nossas opções para o mercado local"