Com novos cafés e quitutes típicos do Brasil, Starbucks é a preferida entre público jovem de SP

Empresa foi a mais citada na categoria cafeteria por paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 14% das menções.

Ao entrar em uma Starbucks, o cheiro de café aguça o seu olfato. Muffins atraem olhares para a bancada de quitutes. Finalizado o pedido, ele é entregue ao cliente pelo nome.

O público varia de engravatados tomando café a um casal bebericando um frappuccino, passando por um jovem absorto pelo celular, abocanhando um croissant.

Talvez seja essa aura que abraça tanto a reunião de negócios quanto um despretensioso encontro entre amigos o que atrai o paulistano para a cafeteria, considerada a melhor da cidade por 14% dos entrevistados pelo Datafolha. O índice sobre para 36% entre os mais jovens, com até 25 anos.

Para conquistar tantos clientes, a rede americana, nascida nos anos 1970, incorporou hábitos brasileiros. O expresso ganhou versões com brigadeiro e churros, deixou o copo de papel de lado e chega à mesa em xícara de porcelana. O pão de queijo fez tanto sucesso que passou a ser vendido em lojas de outros países da América Latina. O pão na chapa, adorado pelos paulistanos, foi incorporado ao cardápio do café da manhã.

Chegar mais perto do consumidor também se tornou um dos objetivos da rede. No ano passado, a empresa inaugurou uma loja em estação de metrô –a Antero de Quental, no Rio–, e abriu sua primeira unidade em uma rodovia, no km 58 da rodovia dos Bandeirantes, aqui em São Paulo.

Em março, a Starbucks Brasil passou a ter sua operação terceirizada pela South Rock, empresa estabelecida no país, mas comandada por americanos. Até então, as 113 lojas brasileiras eram administradas pela matriz.

Nada muda, entretanto, o propósito de expandir. "Somos uma marca global que busca ser localmente relevante", diz a gerente sênior de marketing da marca, Sandra Collier. "Vamos continuar trabalhando para alcançar e superar as metas para 2018."

*

Sandra Collier, gerente sênior de marketing da Starbucks Brasil

"Sabemos que o brasileiro é apaixonado por café e, por isso, buscamos adaptar nossas opções para o mercado local"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade