Análise: Setor de serviços tem desempenho acima da média e alavanca marcas em São Paulo

A maior facilidade do consumidor em eleger marcas de excelência na prestação de serviços na pesquisa O Melhor de sãopaulo de 2019 reflete momento positivo do setor no estado, que apresentou desempenho acima da média no acumulado de janeiro a dezembro do ano passado (2,1% contra queda de 0,1% no país) e também crescimento de participação do ramo no PIB nacional (variação de 1,3%), segundo dados do IBGE divulgados no último mês de fevereiro.

O desconhecimento de marcas ou dificuldade para apontar empresas caiu em quase todas as categorias incluídas pelo Datafolha no levantamento-dos 32 itens que permitem comparação com a edição de 2018, as únicas exceções referem-se à segurança privada, loja de departamentos e concessionárias de veículos.

Em todas as outras, há aumento nas taxas de menção não só a líderes da edição anterior como também a concorrentes. Esse crescimento da lembrança é mais expressivo em categorias como aluguel de bicicletas, pet shops, academias de ginástica, cafeterias, escola de idiomas e serviços públicos.

E os motivos para essa tendência, além de características específicas do cenário de mercado de algumas categorias, como a entrada de novos "players" no ramo de aluguel de bicicletas, concentram-se no reposicionamento e adequação das variáveis de marketing às mudanças de comportamento de compra das famílias, que também cresceu no último ano.

Nos casos de maior variação positiva percebem-se marcas que se destacaram no período em função da capilaridade na distribuição e da comunicação dirigida a "targets" bem definidos. Exemplos são identificados especialmente nas menções de academias de ginástica, farmácias, pet shops, cafeterias e lojas de material de construção.

Como o universo da pesquisa é homogêneo em termos econômicos (a amostra representa integrantes das classes A e B da capital paulista), os contrastes nas menções aos serviços são mais nítidos nos cruzamentos por variáveis demográficas e, em alguns casos, geográficas.

As mulheres, no geral, demonstram maior retenção de marcas em categorias como lojas de departamento, farmácias e colégios particulares. Jovens têm mais facilidade de lembrar nomes de cursinhos, de escolas de idiomas e dos aplicativos de bancos. Os homens se destacam quanto às concessionárias de veículos e os moradores do centro têm maior repertório sobre academias de ginástica.

Alguns ramos como serviços de transporte, lanchonetes de fast food e hospitais apresentam alto índice de multiplicidade de marcas citadas em todos os estratos pesquisados.

*

Alessandro Janoni é diretor de pesquisas do Datafolha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade