Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

Selecionamos 9 curiosidades sobre o campeão.

- Primeiro do país, o Metrô de São Paulo fez sua viagem comercial inaugural em 14 de setembro de 1974, entre o trecho Jabaquara-Vila Mariana. Naquela época, só funcionava de segunda a sexta, das 9h às 13h, e transportava uma média diária de 2.800 passageiros

- Depois da zona sul, a rede iniciou sua expansão para o centro da cidade, com a abertura da estação Liberdade, em 1975. No mesmo ano, o Metrô começou ainda as obras da Linha 3-Vermelha, no coração da metrópole, no Vale do Anhangabaú

- Atualmente, existem 85 estações e 6 linhas: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 15-Prata, 4-Amarela e 5-Lilás. As duas últimas são operadas por concessionárias privadas

- O sistema transporta 5,2 milhões de pessoas por dia útil —mais gente do que a população de cada um dos municípios do Brasil, com exceção de São Paulo e do Rio

- Região mais adensada da capital, a leste concentra o maior número de passageiros. A linha 3-Vermelha a líder em movimento: cerca de 1,3 milhão de passageiros. Ela é também a mais extensa: tem 22 km

- As cinco estações mais movimentadas (por dia útil, em número de passageiros)
* Sé - 600 mil
* Palmeiras-Barra Funda - 420 mil
* Luz - 340 mil
* República - 305 mil
* Consolação - 275 mil

- Com 96 km de extensão, a rede deve atingir 100 km neste ano. Comparação com outros metrôs no mundo:
* São Paulo - 96 km
* Londres - 408 km
* Nova York - 380 km
* Cidade do México - 226 km

- Quatro estações devem ser inauguradas em 2019 (Linha 15-Prata)
* Jd. Planalto
* Sapopemba
* Fazenda da Juta
* São Mateus

- Há 340 pontos comerciais nas linhas e nos terminais operados pelo Metrô, que oferecem serviços e alimentação aos usuários. Na Sé, funciona a Central de Achados e Perdidos, que existe desde 1975 (então na estação São Judas)

*

"Se São Paulo tem sido o motor do crescimento brasileiro ao longo das décadas, o Metrô faz parte disso também como roda motriz da vida do paulistano. A cidade que 'amanhece trabalhando' cresceu pela quantidade de empregos que gerou e gera, fazendo com que o Brasil passasse pelo Metrô de SP para estudar, trabalhar, passear, comprar"

Silvani Pereira, presidente do Metrô

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade