DEM começa a discutir desembarque do governo após convenção

Partido quer se distanciar de Temer para reduzir contaminação na campanha

BRASÍLIA - A cúpula do DEM começa a discutir os termos de seu desembarque do governo Michel Temer daqui a duas semanas, depois da convenção partidária marcada para o dia 8 de março. Na ocasião, a sigla lançará Rodrigo Maia como pré-candidato à Presidência, em um caminho que deve ser traçado a partir do distanciamento gradual em relação ao Palácio do Planalto.


Não haverá rompimento, ataques ou comportamento de oposição —e nem poderia haver. O partido foi sócio do impeachment que levou Temer ao poder e colaborou com a implantação de sua agenda econômica, o que elimina a credibilidade de uma mudança brusca de posição.

O presidente Michel Temer, ao lado do presidente da câmara , dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ)
O presidente Michel Temer, ao lado do presidente da câmara , dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ) - Pedro Ladeira/Folhapress

O que os caciques do DEM debatem é uma fórmula segura para reduzir a contaminação que a enorme impopularidade do presidente deve ter na campanha eleitoral. Dirigentes estão convencidos de que Maia e outros candidatos da sigla pelo Brasil só serão viáveis se estiverem desvinculados do patrocínio do governo.


O ponto emblemático dessa estratégia será evidente: a saída de Mendonça Filho do Ministério da Educação. Ele deve deixar o cargo em 7 de abril para poder disputar as eleições. A disposição do partido é não fazer nenhuma indicação política para substituí-lo no posto.


O desembarque permitirá que DEM e Maia reforcem o discurso de defesa da pauta econômica liberal lançada por Temer e encampada pelo Congresso. O presidente da Câmara poderá argumentar que exerceu protagonismo no avanço das reformas mesmo depois de adotar uma posição mais independente, sem subserviência à agenda do Planalto.


O movimento divide o campo da centro-direita em dois polos na corrida presidencial. De um lado, estarão nomes com selo de aprovação governista, como Temer e Henrique Meirelles (PSD). Em outro campo, Maia disputará espaço com Geraldo Alckmin (PSDB). O desembarque do DEM dará início ao teste final sobre a viabilidade dessas candidaturas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.