Descrição de chapéu
editoriais

Feudo tucano

PSDB escolhe Doria para a disputa do sétimo mandato consecutivo da sigla em São Paulo

João Doria comemora a vitória nas prévias realizadas pelo PSDB para escolher o nome do partido que disputará o governo paulista
João Doria comemora a vitória nas prévias realizadas pelo PSDB para escolher o nome do partido que disputará o governo paulista - www.fotoarena.com.br

O neófito João Doria foi o efeito mais vistoso do sentimento antipetista que se alastrava em 2016 pelo país —depois, claro, do impeachment de Dilma Rousseff.

De início pré-candidato improvável à prefeitura paulistana, obteve 44% dos votos na primeira rodada das prévias do PSDB. Acabou por vencer a disputa municipal, de forma inédita, sem a necessidade de um segundo turno.

Doria agora conquista, com avassaladores 80% das preferências da seção local do partido, o posto de candidato ao governo do estado. O percentual, entretanto, não significa reverência aos resultados de sua gestão, cuja aprovação popular nada tem de extraordinária, nem mesmo uma plena aceitação tucana a seu nome.

Trata-se, basicamente, de realismo. Sem muitas opções, a sigla buscou o postulante com maiores chances de lhe proporcionar um sétimo mandato consecutivo no comando da máquina paulista.
Basta essa contagem para intuir o quanto o retrospecto favorece o PSDB, que construiu em São Paulo uma hegemonia política sem paralelo no restante da Federação.

Com o enfraquecimento dos concorrentes, em particular o PT, no interior do estado, o partido venceu no primeiro turno as três disputas mais recentes ao Bandeirantes —duas delas com o atual governador e pré-candidato ao Planalto, Geraldo Alckmin.

É evidente que tamanho predomínio está associado a méritos de gestão. Entre eles se destaca o ajuste orçamentário iniciado sob Mário Covas (de 1995 a 2001, quando morreu), com ajuda decisiva da privatização do Banespa, em 2000.

Ainda hoje, as contas paulistas não constituem nenhum primor: a dívida do estado permanece entre as maiores do país, e conta-se com escassa margem para investimentos. Mas, diante da ruína geral das finanças públicas brasileiras, Alckmin pode exibir seus resultados como trunfos.

Foi o que fez em entrevista a esta Folhana qual também deixa entrever um discurso de campanha pragmático e conciliador.

Administração responsável, reformas, obras, empregos, segurança, é o que importa. “Não vou ficar brigando por coisa de PT”, diz.

O governador parece constatar que o antipetismo do eleitorado se diluiu ao longo do governo Michel Temer (MDB). Ademais, Luiz Inácio Lula da Silva, que o derrotou em 2006, deve ficar fora da disputa presidencial deste ano.

Há dúvidas, no partido, sobre a eficácia de tal retórica e da sisudez de Alckmin fora da zona de conforto paulista. É o que explica João Doria, propenso ao confronto ideológico, ainda ser cogitado como alternativa à corrida nacional.

editoriais@grupofolha.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.