Descrição de chapéu

Maus lençóis

Atriz pornô causa dor de cabeça a Donald Trump

A atriz Stephanie Clifford, também conhecida como Stormy Daniels - Eduardo Munoz/Reuters


Nem as conexões com a Rússia, nem o destempero digital nas redes sociais. Nos últimos dias, quem mais causa dor de cabeça ao presidente do país mais poderoso do mundo é Stephanie Clifford.

Ela é mais conhecida como Stormy Daniels, uma atriz de filmes pornográficos com a qual Donald Trump, 12 anos atrás e já casado com a atual esposa, teria mantido um relacionamento íntimo.

Casos de infidelidade conjugal envolvendo políticos estão longe de ser novidade. Nos EUA, que dão atenção um tanto exagerada à vida pessoal de seus representantes, affaires muitas vezes bastam para interromper carreiras.

Essa dificilmente seria a situação de Trump —que, a exemplo de um seleto grupo de líderes populistas ao redor do mundo, desenvolveu uma espécie de imunidade contra escândalos. Acusações que liquidariam outros dirigentes mal arranham sua popularidade.

O problema, portanto, não é a aventura sexual, mas o fato de que Trump parece ter agido para acobertá-la, cometendo erros nesse processo. Desnecessário lembrar que foi também a tentativa de dissimular um relacionamento extraconjugal que quase custou a Presidência ao democrata Bill Clinton.

Um agravante para o atual mandatário é que Stormy Daniels vem se revelando uma jogadora habilidosa. Em uma entrevista ao respeitado programa "60 Minutes", conseguiu atrair a atenção de mais de 20 milhões de americanos.

Eles a viram revelar detalhes de seu alegado caso, de ameaças que teria sofrido para ficar em silêncio e do acordo de confidencialidade que acabou assinando —e que, em tese, a proíbe de falar sobre o assunto.

É esse acordo, firmado pouco antes da eleição de 2016, que coloca o presidente em maus lençóis. A atriz, que recebeu US$ 130 mil (R$ 429 mil), tenta anular o contrato na Justiça. Seu caso não se mostra promissor; mas, para um mitômano como Trump, depor sob juramento em um tribunal é perigoso.

Por outro lado, se o republicano preferir não cobrar a multa pelo descumprimento do sigilo, corre o risco de estimular outras mulheres a imitarem Stormy Daniels.

Como se fosse pouco, o dinheiro entregue à atriz pode, teoricamente, ser considerado doação de campanha acima do limite legal —o que renderia ao advogado de Trump multas e até uma temporada na prisão. Resta saber se sua lealdade resistiria a esse teste.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.