Descrição de chapéu

José Ricardo Roriz Coelho: Procura-se gestor com sensibilidade social

Brasil não é empresa nem pode ser dirigido como tal

O Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, em Brasília
O Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, em Brasília - Daniel Marenco - 24.nov.10/Folhapress

O Brasil tem problemas reais e imensos. Não há necessidade, portanto, de descrevermos os obstáculos à nossa frente como se fossem ainda maiores do que realmente são. Em geral, tal amplificação desnecessária e artificial de nossos desafios serve mais a determinados interesses políticos.

Uma análise isenta, apartidária, há de reconhecer avanços recentes. A inflação está sob controle, tendo até ficado abaixo da meta. Os juros básicos foram reduzidos. E, por último, mas não menos importante, aprovou-se uma reforma trabalhista consistente, que já está dando conta de flexibilizar o mercado de trabalho, abrindo perspectiva para novas contratações.

Tendo dito isto, convém enfatizar que o Brasil ainda não criou uma agenda positiva, a fim de alcançar um crescimento substantivo e sustentável. O momento, no entanto, ao contrário do que querem demonstrar os pessimistas de plantão, é oportuno. Se há desafios à frente, há também soluções.

Neste ano teremos eleições particularmente importantes. Escolheremos não apenas o presidente, mas governadores e boa parte do Congresso. A renovação abre a possibilidade de termos no horizonte mudanças positivas no cenário político. Vamos às urnas sob uma nova lei eleitoral, que, entre outras mudanças, limita o financiamento das campanhas —algo que, se não justificou, pelo menos ajudou a explicar os inúmeros casos de corrupção que têm vindo à tona.

Tem-se dito com frequência que a pré-campanha aponta para a eleição com o maior grau de incerteza do período da redemocratização. Tudo indica mesmo que sim, mas o outro lado da moeda é que parte dessa incerteza decorre da grande probabilidade de renovação, o que, por natureza e definição, é algo essencialmente positivo.

Não se trata de querer ver o mundo com os óculos do doutor Pangloss. O otimismo sem fundamento é apenas inútil. Na realidade, acredito que os problemas e a complexidade do setor público sejam tão grandes que demandarão dos eleitos para cargos executivos um conjunto de características imprescindíveis para modernizar a administração pública.

Calcula-se, de modo conservador, que a administração pública no Brasil esteja 30 anos atrasada em relação às boas práticas de gestão necessárias para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos.

Que características seriam essas? Liderança, visão de futuro, capacidade e experiência administrativa, credibilidade, perfil agregador, disposição e coragem para mudar e enfrentar desafios são algumas delas.

Mas isso não é tudo, claro. O Brasil não é uma empresa, nem pode ser dirigido como tal. Além da capacidade de gestão, os candidatos a cargos públicos precisam ter sensibilidade social para implementar políticas públicas que tenham como objetivo melhorar o padrão de vida da população e dos indicadores sociais.

A renovação levará para Brasília e para os Executivos dos estados pessoas que, embora sem experiência legislativa ou de governo, podem contribuir com ideias e ações que melhorem as políticas públicas.

Para que as novas lideranças tenham um ambiente propício para promover essa mudança, será necessário que o atual governo faça o que já deveria ter sido feito há muito tempo. Alguns avanços foram feitos; outros, não. Precisamos ainda, apenas para citar dois exemplos, induzir a redução do spread bancário e destravar o crédito para investimento e consumo.

A eleição deve ser encarada como promessa de mudança, e não como desculpa para procrastinação.

José Ricardo Roriz Coelho

Vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e presidente da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico)

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.