Descrição de chapéu

Projeções sombrias

Estimativas da LDO mostram exígua margem de manobra no próximo governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) em sessão no Congresso, em Brasília
Votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) em sessão no Congresso, em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019, aprovado pelo Congresso em 12 de julho, mostra a dimensão do desafio que aguarda o próximo presidente da República.

As projeções apontam para elevados déficits nas contas federais até pelo menos 2021. Sem mudanças que permitam poupança nas despesas obrigatórias, sobretudo Previdência Social e salários do funcionalismo, o rombo total, incluindo os encargos da dívida pública, continuará muito acima dos padrões internacionais.

Fala-se aqui de saldos negativos —em que os gastos superam a arrecadação— equivalentes a mais de 6% do Produto Interno Bruto, como já ocorre hoje. É o pior desempenho entre as principais economias do mundo, reunidas no G20.

Para o próximo ano, estima-se déficit de 6,48% do PIB, ou quase R$ 500 bilhões. Em 2021, a cifra cairia para ainda exorbitantes 6,03%.

Mesmo essa previsão modesta de melhora se ampara na expectativa de que a renda nacional e a receita tributária crescerão no período —e na premissa de que o teto fixado na Constituição para os dispêndios da União será mantido.

Daí se vê como será estreita a margem de manobra do presidente a ser eleito em outubro. Se não fizer reformas e tomar medidas para conter salários e aposentadorias, tais encargos tomarão recursos de áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Se decidir abandonar ou flexibilizar o limite para os gastos, precisará elevar impostos —ou correr o risco de uma crise financeira provocada pela perspectiva de alta descontrolada da dívida pública.

Esta soma hoje R$ 5,1 trilhões, ou 77% do PIB, muito acima dos patamares verificados entre os principais emergentes. Nas projeções da LDO, chegaria a 81% em 2021.

Do lado mais positivo, o projeto introduz aperfeiçoamentos no processo orçamentário que terão papel importante para aumentar a transparência e a avaliação das políticas públicas. 

Um deles é a exigência de que o governo comece a mensurar com maior precisão o impacto dos benefícios tributários, além de estabelecer prazos de vigência e um plano para sua redução —em dez anos, a renúncia de arrecadação não poderá superar 2% do PIB, cerca de metade do volume atual.

É claro que a diretriz pode se converter em letra morta com o tempo. Entretanto seu objetivo, mais do que correto, mostra-se inescapável: no atual cenário de penúria, o governo não pode mais se dar ao luxo de abrir mão de receitas sem razões econômicas e sociais claras.

Para tanto será preciso contrariar interesses de grupos influentes na política. O próximo mandatário terá, pois, que enfrentar privilégios de corporações do Estado e de setores privados, sem perder, contudo, as rédeas do Congresso.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.