Descrição de chapéu
Henrique Meirelles

Para o Brasil crescer com confiança

Enfrentei a crise, enquanto muitos se esconderam

O presidente Michel Temer participa de encontro na sede do MDB em que anunciou a candidatura de Meirelles, em maio
O presidente Michel Temer participa de encontro na sede do MDB em que anunciou a candidatura de Meirelles, em maio - Pedro Ladeira - 22.mai.18/Folhapress

Nesta quinta (2), os convencionais do MDB se reúnem para oficializar o único projeto capaz de fazer o Brasil avançar com confiança. Quero ser candidato à Presidência da República para que os brasileiros voltem a acreditar na sua capacidade de crescer e de construir um país melhor.

Em 60 dias, visitei quase todos os estados, ouvindo lideranças políticas, empresariais e religiosas. Colhi sugestões e debati soluções. O Brasil está cansado da briga de extremos de esquerda e direita, que querem nos levar a um passado que deu errado. Os altos índices de indecisos nas pesquisas mostram que o eleitor desconfia, com razão, dessas alternativas ultrapassadas. Temos o melhor programa para o Brasil seguir em frente, com propostas modernas, eficientes, equilibradas.

Trago a experiência de quem obteve êxito na iniciativa privada e na gestão pública. Tenho a biografia íntegra e a consciência honesta de que devo retribuir, com trabalho e espírito público, o que a educação pública do Brasil me proporcionou.

Nasci em Goiás, no coração geográfico do país, e estudei em escola pública. Formado em engenharia pela USP, com mestrado pela UFRJ, fui o primeiro e único brasileiro a presidir uma instituição financeira global.

Presidente mundial do BankBoston, comandava filiais em 32 países do mundo, com centenas de bilhões de dólares em investimentos. Zelei com correção pela confiança que mais de 20 milhões de famílias depositaram em mim, na minha equipe, na instituição que comandei. Deixei a iniciativa privada e me tornei o deputado federal mais votado da história do meu estado, em 2002.

Chamado pelo então presidente eleito Lula para administrar o Banco Central, lá permaneci por oito anos, produzindo os melhores resultados da economia brasileira em décadas. A inflação baixou, os juros caíram, as reservas cambiais aumentaram, e o Brasil cresceu à média de 4% ao ano. Uma transformação feita com dedicação e confiança que gerou um saldo de mais de 10 milhões de empregos com carteira assinada e permitiu a ascensão social de dezenas de milhões de brasileiros.

Convidado pelo presidente Temer para tirar o Brasil da sua mais grave recessão da história, causada pelos erros de gestão do governo Dilma, montamos o dream team da economia. Em um ano, demos uma virada radical: a recessão de quase 8% do PIB ficou para trás e voltamos a crescer. A inflação despencou de mais de 10% para menos de 3% ao ano. Os juros são os menores da história.

O mundo para mim não se divide entre quem gosta do Lula e quem não gosta. Entre quem gosta do Temer e quem não gosta. O mundo se divide entre quem está presente quando o Brasil precisa e quem se omite.

Fui enfrentar a crise, enquanto muitos que estão aí agora, dizendo-se salvadores da pátria, se esconderam.

​Quem hoje canta soluções fáceis para nossos problemas não apresentou nenhuma proposta na hora em que o Brasil precisou. Nunca gastou uma gota de suor para tirar o Brasil do atoleiro da Dilma. Eles agora querem voltar ao passado. Queremos construir um futuro novo, próspero, ousado, solidário, com igualdade de oportunidades. Queremos uma nação integrada ao mundo e contemporânea do século 21.

Na educação, por exemplo, nosso programa prevê investimento forte em creches e pré-escola para mudar esse sistema que perpetua as desigualdades. A educação, desde a primeira infância, é a chave para igualar oportunidades no futuro. Vamos criar um sistema de financiamento, como o ProUni, para que as mães e os pais de famílias mais carentes possam ter a garantia de vaga nas creches para seus filhos pequenos.

Temos excelentes programas para educação, saúde, segurança, infraestrutura, agricultura, meio ambiente, transporte, saneamento, habitação. Mas no mundo de hoje não basta ter ideias corretas. Elas precisam ser realistas, bem planejadas e implantadas com eficiência, como eu sempre fiz.

Nesta eleição, cada brasileiro terá o poder de decidir quem será o melhor gestor, quem tem capacidade para fazer reformas, criar uma nova política. Eu me preparei para liderar essa transformação. Vamos, a partir de hoje, construir uma nova história para um Brasil do tamanho dos nossos sonhos.

Henrique Meirelles

Secretário da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, candidato à Presidência pelo MDB, ex-ministro da Fazenda (2016-2018, governo Temer), ex-presidente do Banco Central (2003-2010, governo Lula) e ex-presidente mundial do BankBoston

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.