Descrição de chapéu
Hebe Mattos

A derrota do golpe de 2016

Movimento reativo assusta, mas nem tudo é desalento no país

Senadores comemoram após resultado da votação final do julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff, no Senado Federal - Alan Marques - 31.ago.16/Folhapress

A paranoia contra o inexistente "kit gay" (2011/2013) e a reação à PEC do serviço doméstico (2013), episódios do primeiro governo de Dilma Rousseff, foram sintomas pioneiros do movimento reativo --pois se trata do desejo de desfazer o que já está feito-- que hoje toma forma concreta e assustadora na sociedade brasileira.

A reação à presença de uma mulher, só, no Palácio do Planalto, não ocupou lugar menor no processo, mas dois outros vetores reativos precipitaram a liberação dos demônios que, desde então, vieram do porão à luz.

O primeiro é o sentimento estamental, típico de sociedades pós-escravistas. Os antigos setores médios da sociedade brasileira continuam a aspirar por um estilo de vida quase colonial: com serviços domésticos baratos e acesso diferenciado à saúde e à educação.

Apesar de um salutar movimento de pressão pela melhoria do serviço público, a maior parte da "velha classe média" simplesmente não tolerou as consequências do sufrágio universal, sobretudo a ampliação da sociedade de mercado --que trouxe mais concorrência pelos melhores empregos e vagas nas universidades e tornou os serviços privados de qualidade cada vez mais elitizados.

O segundo vetor tem mais sintonia com o mundo globalizado. Milhões adentraram à economia de mercado na era Lula, fazendo emergir, na esfera pública, uma religiosidade militante e conservadora, que se vinha afirmando desde os anos 1980 no seio das classes populares economicamente ascendentes, com setores intolerantes e fundamentalistas.

Não se conformaram, sobretudo, com a afirmação de direitos para a comunidade LGBT, inclusive ao casamento e à adoção, com base na Constituição de 1988, que hoje ampara milhares de novas famílias legalmente constituídas.

A representação política desses dois mundos reativos é legítima como qualquer outra, mas sua junção nos abriu a porta do inferno quando deixamos romper-se o tênue equilíbrio de forças que a sabedoria do voto popular conseguira garantir. Na ópera-bufa da sessão parlamentar de 17 de abril de 2016, exibida em cadeia nacional de TV, o tema da corrupção política já tinha se tornado a cereja do bolo.

O cruzamento do ethos estamental com o ethos patriarcal, unindo velhas e novas classes médias, alavancou a falsa ideia de uma "ditadura do politicamente correto", colocando em xeque a própria noção de direitos humanos.

A ascensão de uma candidatura simplesmente fascista junto a parte expressiva do eleitorado, capaz de colocar em risco a ordem democrática, é expressão disso.

A lição mais clara dessa campanha, até agora, é a derrota eleitoral das elites políticas --parlamentares, jurídicas e midiáticas-- que, ao não aceitarem os resultados das urnas, capitanearam o impeachment sem crime de responsabilidade da presidenta eleita e a impediram de governar.

A vontade elitista e antidemocrática, mas legal, de desrespeitar a vontade popular permanece. A cassação de mais de 3 milhões de títulos eleitorais pela maioria do STF foi sua mais recente expressão, mas o substrato de ódio reativo que emprestou base social à empreitada se deslocou dos seus mentores originais e hoje caminha com as próprias pernas.

As ameaças de violência assustam. O mundo se horroriza com o que nos vai acontecendo. O Brasil se assemelha, tristemente, à África do Sul pré-fim do apartheid, mas nem tudo é desalento.

O tempo é curto, mas insisto em sonhar com a desidratação eleitoral do candidato fascista. Se o #EleNão prevalecer e houver segundo turno, ouso afirmar que será disputado por dois candidatos que não apoiaram o golpe.

Hebe Mattos

Professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora e de história do Brasil da Universidade Federal Fluminense; coordenadora do Laboratório de História Oral e Imagem, da UFF

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.