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Daniela Kimi

Preparar o professor é multiplicar o futuro

Solução da educação está dentro de cada sala de aula

Alunos em sala de aula de escola municipal em Santana do Parnaíba (SP)
Alunos em sala de aula de escola municipal em Santana do Parnaíba (SP) - Joel Silva - 12.dez.12/Folhapress

Ao olharmos os dados da educação no Brasil, podemos achar, à primeira vista, que evoluímos nos últimos anos. Afinal, 94,2% das crianças e adolescentes de todo o país estão matriculados em escolas, de acordo com pesquisa do IBGE. Dar acesso à maioria das crianças e jovens ao ensino é, sim, uma conquista, mas a qualidade da educação oferecida para esses alunos está muito longe do necessário.

A última Avaliação Nacional de Alfabetização mostrou que 55% das crianças de 8 a 10 anos não estão aptas a ler e escrever estruturas simples ou a efetuar operações matemáticas básicas. Além disso, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, mesmo as crianças que estão nas escolas particulares têm desempenho em matemática, leitura e ciências inferior à média da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Vivemos, portanto, uma verdadeira crise de aprendizagem.

Dentre os vários aspectos da reforma educacional pela qual o país precisa passar imediatamente, repensar a formação dos professores deve estar entre as prioridades. Se queremos viver em um país desenvolvido, com igualdade de oportunidades e pessoas conscientes de seus direitos e deveres, devemos urgentemente colocar o ensino e o professor como pontos centrais de nossas reformas. A aprendizagem deve ser encarada por todos —governo e sociedade civil— como a base de uma transformação duradoura e sustentável.

Precisamos resgatar a valorização dos professores, que todos os dias têm o compromisso de desenvolver dentro das salas de aula o máximo potencial das nossas crianças e adolescentes. Uma reflexão profunda na formação dos educadores na universidade e um plano concreto de desenvolvimento contínuo ao longo da carreira são pontos primordiais para elevar a qualificação desses profissionais.

Atualmente, a formação dos professores é, na maioria das vezes, focada apenas no conteúdo, sem a devida importância para o desenvolvimento de como ensinar na prática, gerando um modelo que não tem garantido a aprendizagem adequada dos estudantes.

Precisamos de um novo olhar para preparar os professores para um mundo em constante transformação, equilibrando teoria e prática de sala de aula, e considerando a realidade do cotidiano escolar brasileiro, que passa pelos desafios contemporâneos da nossa sociedade como preconceito, fome, violência, drogas, abandono etc.

Para lidar com essa complexidade e exercer sua profissão com excelência, o professor precisa se sentir preparado em múltiplas dimensões —técnica, emocional, social—, além de ter o apoio e compromisso da sociedade com o movimento consciente de resgate desta profissão.

A educação tem solução, sim. E a solução está dentro de cada sala de aula. A valorização do professor é a chave para a transformação do futuro do Brasil. Um muda muitos. Muda uma escola, muda o bairro, muda o país. Preparar o professor é multiplicar o futuro.

Daniela Kimi

Gerente de projetos do Instituto Península

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