Descrição de chapéu
Wilson Witzel

A nova política brasileira e seus efeitos no Rio de Janeiro

É chegada a hora de mudar gestão da coisa pública

O candidato ao governo do Rio, Wilson Witzel, em entrevista à Folha - Ricardo Borges - 22.out.18/Folhapress

O processo político da Nova República foi caracterizado pelo pacto de grupos políticos ideológicos de esquerda, que pautaram suas narrativas políticas sem oposição institucional, com grupos políticos desideologizados, que tinham como finalidade o enriquecimento ilícito próprio.

Desse arranjo nasceu uma governabilidade nacional frágil, baseada em corrupção e em uma relação servil com o alto empresariado nacional, ávido por contratos bilionários, a sustentar todo esse esquema.

No epicentro dessa trama, os dois partidos que melhor representavam esses dois grupos: o PT, como baluarte da esquerda ideológica; e o (P)MDB, bastião do corrupto pragmatismo adesista. Destruição dos valores tradicionais de um lado, destruição da gestão pública e propagação do capitalismo de compadrio do outro. Dois lados de uma mesma moeda, resumidos na face de seus líderes: Lula e Temer.

Refletindo esse arranjo torpe, nenhum estado foi maior vítima do que o Rio de Janeiro. O grupo político do (P)MDB, liderado por Cabral, Picciani, Pezão e Eduardo Paes, apoiado em nível nacional por Lula e Dilma, promoveu eventos internacionais grandiosos sem que o Rio de Janeiro tivesse a menor condição de sediá-los.

Com vultosos empréstimos e desprezo pela responsabilidade fiscal, gastaram-se bilhões de reais em projetos que em nada beneficiaram a população fluminense, "oxigenando" toda uma cadeia de corrupção.

A conta chegou e, agora, não temos como bancar a farra de dinheiro público promovida por esse bando, às custas do sofrimento da população.

No mesmo compasso, sendo o Rio de Janeiro a referência de produção cultural do país, a esquerda ideológica instrumentalizou a estrutura estatal para promover a total deturpação dos valores tradicionais da nossa sociedade. Particularmente absurda foi a promoção da ideia de que a culpa da violência não seria do criminoso, mas das vítimas, que estariam sendo cúmplices de um sistema opressor.

Uma total inversão de valores, que retira do meliante a responsabilidade por seus atos maléficos e criminaliza a conduta do policial que bravamente defende a nossa liberdade, em muitos momentos sob o pesado custo da própria vida.

As manifestações populares de 2015, que nasceram a partir da revolta popular com a revelação desse esquema criminoso pelos heróis da Operação Lava Jato, em conjunto com o embasamento intelectual de um ascendente grupo de ideólogos liberais e conservadores, criaram as condições políticas para a destruição do processo político da Nova República e implantação de uma nova ideia de democracia.

Esta se baseia no resgate da cultura tradicional, da valorização da vida, da família, da propriedade e da liberdade econômica, da segurança jurídica e da responsabilidade individual do criminoso pelos atos que comete, e de um Estado desburocratizado, enxuto e focado em serviços públicos essenciais, além de uma política baseada não mais em troca de dinheiro e favores, mas sim em união de sentimentos e valores cristãos.

Essa nova ideia de fazer política está presente em vários estados, nas eleições para governador, e também no país, em que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) está prestes a derrubar a velha política.

No Rio de Janeiro, coloquei humildemente a minha candidatura para encarnar essa nova ideia de fazer política, com ética, responsabilidade e respeito à população e ao dinheiro público.

A disputa deste segundo turno no estado do Rio coloca frente a frente esses modelos antagônicos de gerir a coisa pública. É chegada a hora da mudança no Rio, e a população já percebeu que é possível, sim, ter um novo jeito de fazer política.

Wilson Witzel

Governador do Rio de Janeiro (PSC) e juiz federal por 17 anos

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.