Descrição de chapéu

Marte à vista

Pela oitava vez, em 16 tentativas, uma nave pousou com sucesso na superfície do planeta

Imagem obtida pela sonda InSight mostra seu sismômetro (esq.) tendo como pano de fundo a superfície de Marte - NASA/JPL-Caltech/Handout via Reuters

Um empate comemorado como vitória: pela oitava vez, em 16 tentativas, uma nave pousou com sucesso na superfície de Marte.

Às 17h52 de segunda-feira (26) vieram os primeiros sinais a confirmar que a sonda InSight, da Nasa (agência espacial americana, responsável por todos os êxitos até agora), chegara incólume ao solo na região de Elysium Planitia.

A missão de US$ 829 milhões (R$ 3,2 bilhões) tem por meta investigar o interior do planeta vermelho. A fim de que seus instrumentos tenham energia para cumpri-la, assim que a nave pousou seus computadores deram início à abertura dos painéis solares que lhe recarregarão as baterias, fase mais crítica depois do pouso.

A InSight repousa agora sobre um terreno plano, ideal para suas tarefas. Uma perfuratriz penetrará cinco metros no solo marciano, para fazer medidas de temperatura.

O propósito é obter informações sobre quanto calor se propaga do interior para a superfície, criando talvez ambientes, logo abaixo dela, propícios para a sobrevivência de microrganismos.

Embora por muito tempo se tenha fantasiado com a possibilidade de vida animal no astro vizinho, parece mais provável que, se vida lá houver, seja alguma forma de organismo similar a bactérias.

Uma descoberta desse calibre reforçaria a hipótese de que seres vivos tenham alcançado a Terra agregados em rochas marcianas, ejetadas no espaço interplanetário pela colisão com outro corpo celeste.

Outra ferramenta a ser instalada pela InSight é um sismógrafo. Neste caso, espera-se que terremotos —melhor dizendo, "martemotos"— permitam entender do que se compõe o subsolo de Marte. São estudos básicos, que um dia ajudarão a planejar o almejado envio de uma nave tripulada ao planeta.

A Nasa vem de uma série de bem-sucedidas missões a Marte. O único fracasso se deu há quase duas décadas, em 1999, com a perda da nave Mars Polar Lander.

A InSight carrega câmeras para tentar captar variações no eixo de rotação ao orbitar o Sol. Transporta também uma estação meteorológica para mensurar os ventos e a temperatura da atmosfera.

Reunidos com o que já se conhece graças às sondas anteriores, esses dados poderão um dia explicar por que Marte e Terra, tendo origens tão similares, chegaram à situação díspar atual: um planeta árido e em aparência deserto de organismos, e outro com 70% de cobertura líquida e uma infinidade de espécies vivas.

editoriais@grupofolha.com.br ​ ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.