Descrição de chapéu
Yasushi Noguchi

Como fortalecer a relação entre Japão e América Latina

Fazermos conexões pelo livre comércio é essencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yasushi Noguchi, cônsul-geral do Japão em São Paulo, na abertura da exposição Dimensão, da Japan House - Marcus Leoni - 2.out.18/Folhapress
Yasushi Noguchi

No dia 1º de dezembro de 2018, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, esteve na Argentina para participar do G20 e discursou sobre as perspectivas para o fortalecimento da conectividade entre Japão e América Latina, que estão baseadas na orientação ideológica "Os três juntos: progredir juntos, liderar juntos e inspirar juntos".

Nos últimos quatro anos, as relações bilaterais Japão-Brasil se solidificaram, e pretendemos avançar ainda mais no fortalecimento da parceria entre os dois países para solucionar problemas regionais e globais. Para isso, podemos considerar três pilares.

O primeiro pilar é o fortalecimento da conectividade econômica. A economia mundial corre o risco de enfrentar o aumento do protecionismo de mercado, e a América Latina não deve estar isenta disso.

Para o crescimento econômico da região, é imprescindível o fortalecimento da conectividade com outros mercados desenvolvidos no mundo, por meio do livre comércio. Esse ponto coincide com nossos interesses estratégicos. Nós gostaríamos de colaborar, juntamente com o Brasil, para a consolidação de um sistema econômico global livre e aberto.

Além disso, é primordial a existência de uma infraestrutura de qualidade. Nosso país trabalhou na melhoria de inúmeras instalações de infraestrutura em países da América Latina e pretendemos contribuir com base em padrões internacionais, tais como abertura, transparência, eficiência econômica e a solidez fiscal do país em questão. Com o Brasil, realizamos a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Infraestrutura Brasil-Japão, em agosto de 2017 e, após isso, para dar seguimento a nossa cooperação, já contamos com outras reuniões.

O segundo pilar é o fortalecimento da conectividade de valores. É também o elemento que torna possível a manutenção e o desenvolvimento do multilateralismo fundamentado em regras. O Japão e o Brasil são beneficiários da ordem internacional, apoiada nos princípios de liberdade, democracia e Estado de Direito.

Mas, nos dias atuais, esses valores são desafiados de diversas maneiras. Sob tais circunstâncias, ao mesmo tempo em que desempenhamos nossos papéis internacionais, nós, o Japão, e a América Latina devemos transmitir a importância desses valores.

O terceiro pilar é o fortalecimento da conectividade de sabedoria. Nesses últimos anos, a ocorrência de desastres naturais não é incomum na América Latina. Ademais, sabemos que as cidades latino-americanas em desenvolvimento possuem problemas urbanos em comum, tais como ambientais, falta de segurança e desigualdade de renda.

Em relação aos esforços para a resolução de problemas em âmbito global, nosso país --principalmente as empresas do setor privado-- possui ampla experiência e conhecimento. Por isso, acreditamos que seja possível colaborarmos com a América Latina, inclusive o Brasil, no sentido de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Um exemplo seria o sistema de reconhecimento facial das empresas japonesas, que tem demonstrado eficiência na contenção da propagação do crime. Por sua vez, nosso país está vivendo um declínio populacional e um superenvelhecimento, mas temos certeza de que, com a experiência adquirida para enfrentar esses desafios, podemos ser uma referência ao Brasil e aos países da América Latina.

Em parceria com o Brasil, nós podemos mencionar como casos de sucesso o desenvolvimento da TV digital terrestre e do sistema japonês de policiamento Koban (Bases Comunitárias de Segurança) na América Latina. Com base em experiências como essas, pretendemos prosseguir com a nossa cooperação com os países latino-americanos.

Yasushi Noguchi

Cônsul-geral do Japão em São Paulo desde outubro de 2017; ex-diretor da Divisão da América Latina e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Japão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.