Descrição de chapéu

Nova tragédia

Episódio semelhante em 2016 não levou as autoridades a agir de forma decidida para evitar que a situação se repetisse

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rua no bairro Rudge, em São Bernardo do Campo, completamente alagada
Rua no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, completamente alagada - Leitor/Weslley Rodrigues
 

As chuvas copiosas que se abateram sobre a Grande São Paulo a partir da noite de domingo (10) resultaram em mais uma tragédia na região metropolitana.

Até o início da noite de terça, na capital e em cinco cidades vizinhas, 13 pessoas haviam morrido em decorrência do fenômeno, incluindo uma criança e um bebê. Locais como São Bernardo do Campo e Santo André tiveram precipitação próxima do esperado para todo o mês.

O volume descomunal de água provocou ainda a queda de quase uma centena de árvores, dezenas de deslizamentos, prejuízo milionário ao comércio e transtorno incalculável aos moradores.

Faz apenas três anos, a Grande São Paulo enfrentou episódio semelhante —quando chuvas torrenciais deixaram 17 mortos. Ao contrário do que seria de esperar, entretanto, a tragédia de 2016 não levou as autoridades a agir de forma decidida no sentido de evitar que a situação se repetisse.

Desde então, conforme reportagem desta Folha, os gastos com prevenção a enchentes e obras de drenagem na capital e no estado de São Paulo não atingiram nem a metade dos R$ 5,3 bilhões previstos.

Tal desempenho, observe-se, é encontradiço entre os investimentos do setor público em geral, dado que essa modalidade de despesa é usualmente sacrificada nos momentos de crise orçamentária.

Fato é que piscinões deixaram de ser construídos, córregos não foram canalizados nem sistemas de drenagem instalados —trata-se de melhorias que poderiam ter mitigado a calamidade. Uma das áreas mais atingidas na capital, o bairro do Ipiranga, aguarda a entrega de dois piscinões que deveriam estar prontos em março de 2017.

O governo paulista, tucano, reclama da gestão federal, e a prefeitura da capital, também do PSDB, responsabiliza os antecessores petistas. As deficiências, é notório, atravessam administrações.

A incúria do passado, porém, não justifica a inação do presente —sobretudo diante de um cenário que tende a se agravar. Ao menos um estudo aponta que tem aumentado tanto o volume de água como a quantidade média de dias em que chove no estado. As autoridades não podem alegar surpresa; cumpre evitar a próxima tragédia.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.