Descrição de chapéu
Bianca Senna

25 anos depois: Ayrton vive no coração dos brasileiros

Família mantém legado e contribui para a educação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bianca Senna, diretora do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do piloto - Zanone Fraissat - 29.mar.18/Folhapress
Bianca Senna

Um dia para celebrar o legado de um ídolo que deixou marcas emocionantes dentro e fora das pistas. Um grande homem que transformou a vida de milhões de brasileiros. É assim que nós da família Senna e da equipe do Instituto Ayrton Senna vivenciamos o dia 1º de maio desde que Ayrton, meu tio, se foi.

E lá se vão 25 anos. Nessa data, misturam-se a dor da perda e a alegria ao vermos a concretização de seu grande sonho. Ayrton era um apaixonado pelo seu país e queria que todos os brasileiros pudessem ter a chance que teve para desenvolver plenamente seu potencial e autonomia para escolher o futuro.

Mais do que filantropia e ajudas esporádicas a uma ou outra causa, meu tio sonhava com um futuro melhor para todos os brasileirinhos e brasileirinhas. E chegou a conversar sobre esse desejo com minha mãe, Viviane Senna.

Infelizmente, com o acidente em Ímola (Itália), que interrompeu sua vida, Ayrton não teve a chance de conduzir pessoalmente esse objetivo. Mas Viviane seguiu firme com a grande missão: poucos meses depois de sua morte, ela colocou de pé aquele que talvez seja o maior legado de Ayrton: o Instituto Ayrton Senna. 

Vinte e cinco anos depois, essa missão se transformou numa organização referência em educação, que produz conhecimento e o aplica em larga escala em parceria com estados e municípios. Isso nos possibilitou impactar mais de 230 mil professores por meio de nossas formações, que, por sua vez, impactaram mais 26 milhões de alunos em todo o Brasil. É realmente motivo de orgulho.

No entanto, um dos maiores desafios que enfrentamos diariamente é a conscientização da população sobre quão importante é dar acesso a uma educação de qualidade para todos. Todos conhecem a sua importância, mas grande parte não compreende quão ruim ela está e a consequência que isso causa na vida de milhões de crianças e jovens.

Para reverter esse quadro, investimos muito em advogar pela causa. Fazemos isso inspirando a construção de políticas públicas melhores, mobilizamos diversos atores sociais sobre a urgência desse assunto e fazemos nossa parte, criando novas tecnologias educacionais, que nascem sempre com a premissa da escala, atacando problemas graves como o analfabetismo, a distorção idade-série e a evasão escolar.
 
É muito bom saber que, ao longo desses 25 anos, nosso pioneirismo e influência serviram para algumas mudanças de paradigma na sociedade, entre elas a mensuração de resultados educacionais e a importância de criar propostas escaláveis. Também fomos um dos pioneiros em repensar a educação para o século 21 e uma nova abordagem para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como, entre outras, colaboração, criatividade e persistência, tão fundamentais para a vida.

Para apoiar esse sonho, minha família decidiu ceder integralmente as marcas Ayrton Senna e Senninha para a concretização do instituto. O marketing de causa, outra frente bastante utilizada por nós, lançou um olhar das empresas para a educação, despertando a sociedade para o tema e viabilizando mais projetos pelo país. 

É por todo esse legado deixado por meu tio que, nesta quarta-feira (1º), faremos uma grande festa para celebrar o ídolo nacional, que nos deixou valores como determinação, garra, humildade, respeito ao próximo e trabalho em equipe.

Será o "Senna Day Festival", que reunirá atividades de esporte, música e velocidade para toda a família no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O objetivo é reviver a felicidade dos domingos de manhã, quando Ayrton corria, e dar a chance para os que viveram esses dias poderem compartilhar com os mais novos a emoção daqueles momentos. 

O 1º de maio deste ano também marca o lançamento da campanha de marketing do instituto, #MeuEducadorMeuÍdolo, que mostra os educadores como os verdadeiros ídolos e heróis do Brasil.
Para aqueles que conviveram com Ayrton, será o dia de lembrar sua preocupação com as pessoas, sua generosidade e seu grande coração. Lembrar ainda que, apesar da breve passagem por este mundo, conseguiu transformar a vida de muitas pessoas e inspirar tantas outras.

Bianca Senna

Diretora de branding do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do piloto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.