Descrição de chapéu
Mariana de Mesquita e Ana Cristina Duarte

É pela vida das mulheres

Violência obstétrica precisa ser debatida no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A doula Mariana de Mesquita (à dir.) em trabalho de parto
A doula Mariana de Mesquita (à dir.) auxilia grávida em trabalho de parto - Juca Lopes/Divulgação

​Hoje, 28 de maio, é o Dia do Combate à Mortalidade Materna. No dia 3, o Ministério da Saúde declarou que “o termo ‘violência obstétrica’ (VO) tem conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado”. Em tempos em que se espera uma mínima desaceleração na perda de direitos básicos, a declaração despenca como a reviravolta de um filme dadaísta, acompanhando o fluxo de despautérios políticos dos últimos meses.

Os relatos de VO, de centenas de mães, são fatos. Ponto. Há um comentário muito comum entre as mulheres: quanto mais você gritar e “der trabalho”, mais bravos eles ficam. VO diz respeito à cultura e não a um profissional de saúde específico.

Em 2018 ocorreram 44 mortes maternas para cada 100 mil partos no Brasil —14 nos EUA e 3 na Finlândia. Ocupamos a 100ª posição no ranking. O assustador é que 92% destas mortes são evitáveis e 90% das vítimas são negras. E, para cada morte, outras 30 mulheres quase morrem e ficam com sequelas. 

Faltam pré-natais acessíveis e de qualidade, assistência ao parto feita por profissionais capacitados, empáticos e em número suficiente e olhar cuidadoso e atento. Sobram pobreza, distância, má educação em saúde e serviços inadequados. Há, ainda, cortes de recursos para a saúde e a educação, além do déficit de 1.375 profissionais para as regiões mais inóspitas do país.

O Ministério da Saúde espera redução na mortalidade? Só há duas interpretações possíveis: ou os profissionais do ministério desconhecem os números ou estes são despudoradamente inexplorados. A declaração da pasta insinua que a VO não existe. “Na hora de fazer não gritou!” ou “não chora que no ano que vem você está aqui de novo!”, frases comuns, revelam abuso moral e institucional e ameaças. Negligência é violência. Procedimentos dolorosos, para agilizar o serviço ou para fins didáticos sem real necessidade clínica, também. Invisibilizam o rosto por trás da “vagina escola”.

Há denúncias de profissionais e estudantes envolvidos em abusos morais e sexuais. Relações de confiança se estabelecem com “jovens” envolvidos em “brincadeiras” com apologia ao estupro. É necessário entender o princípio da horizontalidade. Se existe qualquer motivação relacionada ao poder, como esperar outro resultado? Quando a busca pelo conhecimento passa pela busca de status, a finalidade é perversa. Contingenciar recursos e considerar a sobrecarga de trabalho como algo normal custam vidas. 

Só em 2017 foi criado o Código de Ética do Estudante de Medicina. VO não é tema em congressos de ginecologia e obstetrícia, mas encontra-se o termo “violência contra o obstetra” nos informativos dos órgãos de classe. Neste ano, as denúncia de VO pelo telefone 180 dobraram em relação a 2018.

É imperativo não jogar essa realidade como uma “batata quente” entre profissionais, conselhos, Estado, ativistas e população.

Mariana de Mesquita

Doula e graduanda em obstetrícia pela USP/Leste

Ana Cristina Duarte

Obstetriz e diretora-executiva do Simpósio Internacional de Assistência ao Parto

Erramos: o texto foi alterado

A foto da ​doula Mariana de Mesquita utilizada no texto foi divulgada sem o crédito do fotógrafo Juca Lopes. A informação foi corrigida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.