Descrição de chapéu

Trilhos tortuosos

Anúncio de construção de monotrilho em Guarulhos tenta remediar uma excrescência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estação Aeroporto-Guarulhos, da CPTM, próxima ao aeroporto internacional de Guarulhos
Estação Aeroporto-Guarulhos, da CPTM, próxima ao aeroporto internacional de Guarulhos - Adriano Vizoni - 30.abr.18/Folhapress

Graças a ação coordenada com a União, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que um monotrilho fará a interligação entre uma estação de trem e os terminais de embarque do aeroporto internacional de Guarulhos.

A medida tenta remediar uma excrescência. Ponto final de uma linha férrea que se conecta ao centro de São Paulo, a estação —inaugurada em 2018 pelo então governador tucano Geraldo Alckmin, após 13 anos de atraso— contraria o projeto original e está situada a até 3 km do checkin.

A conexão direta com o transporte sobre trilhos é comum nos principais aeroportos do mundo. Mas não no maior e mais movimentado do Brasil: em Cumbica, cabe aos passageiros a tarefa de descer do trem, com as bagagens, atravessar uma passarela e pegar um ônibus para, enfim, chegar aos terminais.

A exótica empreitada desestimula o acesso à linha, hoje subutilizada após investimento do governo paulista de cerca de R$ 1,8 bilhão.

Classificada como “bizarra” por Doria, a falta de uma estação no local adequado resulta de uma intervenção da concessionária GRU Airport, que pretendia construir ali um shopping ou hotel.

A crise econômica fez com que o empreendimento não saísse do papel, bem como a intenção de criar novas estações até o embarque. A improvisada baldeação por ônibus foi o que restou.

Ainda que um remendo, a alternativa parece estar próxima. A obra do monotrilho será tocada pela GRU Airport, ao custo de R$ 175 milhões e previsão de entrega em 2021. Em troca, a concessionária terá abatimento no valor que repassa ao governo federal.

O arranjo, naturalmente, provocará perda de arrecadação. Para o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), o governo federal poderá abrir mão desses recursos em razão do investimento.

O prejuízo financeiro e estrutural do imbróglio é mais um capítulo nos costumeiros atrasos, por parte dos governos do PSDB, na entrega de estações de trem e metrô. Aos passageiros do novo monotrilho, resta o consolo de que este não será tarifado —ainda que o inconveniente da passarela permaneça.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.