Descrição de chapéu
Sinval de Itacarambi Leão

'Jesus, Alegria dos Homens'

Cantata de Bach é a chave para artistas pós-modernos consagrarem Jesus como objeto de desejo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Segundo está registrado no Google, a tradução correta em português da cantata de Johann Sebastian  Bach seria "Jesus, alegria que os homens desejam". Diferença semântica sutil (porém, fundamental) para se apreciar "os Jesus” dos primeiros séculos (Concílio de Niceia), da Idade Média (santo Tomás de Aquino), da Renascença (Concílio de Trento), da era moderna (Bach), do Romantismo (Joseph Ernest Renan) e da pós-modernidade (Gregório Duvivier).

O especial de fim de ano de 2019 do Porta dos Fundos, "A Primeira Tentação de Cristo", exibido na Netflix, aconteceu burocraticamente na grande mídia —mas foi turbinado nas redes sociais por caracterizar Jesus Cristo como gay. Houve de tudo: da crítica legítima por conta da liberdade de expressão à guerrilha em prol da censura governamental. Brilhou quem brincou de criar uma teologia da sátira.

O compositor, músico, maestro e professor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Reprodução

Cristo veio ao mundo para dividir, assim como todos os profetas. Milhões de cristãos morreram por defender sua divindade. Todos os séculos da cristandade tiveram suas noites de são Bartolomeu, à semelhança do massacre na Redação do jornal satírico Charlie  Hebdo (Paris, 2015) por fundamentalistas do Estado Islâmico, provocado pelas charges esculhambando Maomé.

A reação ao especial do Porta dos Fundos não chegou a tanto. Além dos discursos de ódio da bancada da Bíblia, no Congresso, a crítica profissional esteve mais para condescender com o humor satírico que para o rigor estético da Ilustríssima. Nas mídias sociais, o recorrente foi o linguajar do ódio. 

Nada comparável com o que aconteceu na Igreja Católica a partir da edição do ensaio "Vie de Jesus", em 1863, de Josefh Ernest Renan (1823-1892). Cardeais, bispos e párocos de aldeia demonizaram Renan com tal fúria que até o Collège de France, a suprema instituição ligada à Sorbonne —portanto, uma autoridade laica e estatal— o expulsou e cassou sua cátedra de hebraico.

Renan não se submeteu à inquisição informal da opinião pública francesa e influenciou os intelectuais de seu país e de todo o mundo, inclusive no Brasil Imperial, onde Joaquim Nabuco destacou-se como seu maior discípulo. A perseguição a Renan só terminou com o Concílio Vaticano 2º, na década de 1960, pois até aí editoras católicas como a FTD, abastecedoras de livros didáticos dos antigos cursos ginasiais e colegiais, consideravam a obra dele perversa. 

Também nessa época, Jesus passa a objeto de desejo dos artistas, principalmente na mídia de massa, como em grandes musicais ("Jesus Cristo Superstar", de Andrew Lloyd Webber, 1971) e no cinema (Franco Zeffirelli, 1977;  Martin Scorsese, 1988; e Mel Gibson, 2008).

No serviço de streaming, onde brilha o Porta dos Fundos, "Jesus, Alegria dos Homens" vira trilha sonora de um mundo de desejos. Nele há os que não se rendem, a turma dos humoristas.

Sinval de Itacarambi Leão

Jornalista e publicitário, é fundador e diretor responsável da revista e portal Imprensa

TENDÊNCIAS / DEBATES

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.